quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Prefeitura de Capelinha esclarece sobre o Cadeião

Prefeitura de Capelinha esclarece sobre o Cadeião

Segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Capelinha, a decisão do Estado vir a assumir a cadeia pública de Capelinha é uma iniciativa exclusiva do Governo do Estado.

A Prefeitura não acredita que com esta decisão a cadeia de Capelinha seja obrigada a receber presos de outras cidades senão as que pertencem à Comarca, mesmo porque não se tratou, não se falou e não haverá construção de uma outra cadeia.
A cadeia existente não tem capacidade para receber mais detentos. A assessoria de comunicação reafirma ainda que, se o Município fosse ouvido sobre uma possível implantação de um suposto “cadeião”, o Prefeito Dr. Pedro Vieira como pessoa experiente que é, iria ponderar e envidar esforços para que isso não acontecesse.

Ademais, a assunção da cadeia de Capelinha trará enormes benefícios à segurança da população, pois nada mais é do que a substituição das Policias Civil e Militar das funções de guarda de presídio que a partir de agora passará a ser responsabilidade dos agentes da SUAP - Superintendência de Agentes Penitenciários, além de que os presos passarão a ter melhorias no atendimento médico, odontológico, nutricional e assistência psicológica.

A Prefeitura informa que os boatos desencadeados por dois blogs da cidade criaram apreensão da população quanto ao benefício. Até uma manifestação pública estava marcada para acontecer.


Debate na Rádio Aranãs
A Rádio Aranãs FM promoveu um debate entre autoridades na manhã desta quarta (17.08), sobre o assunto. Participaram do debate o promotor Carlos Samuel Borges, do delegado regional da Polícia Civil Rômulo Quintino, do comandante da 23ª Cia. Independente da Polícia Militar Major Librelon Oliveira, do cônego Ricardo Luiz dos Santos, do assessor da Prefeitura Weliton Vitor, o presidente da Câmara Laerte Barrinha e do vereador Zezinho da Vitalina. Promotor Dr Carlos Samuel Borges Cunha
Durante o programa especial, muitas dúvidas foram esclarecidas, As autoridades presentes foram unânimes na defesa da iniciativa do governo de Minas em assumir a Cadeia Pública de Capelinha. Segundo o delegado regional Rômulo Quintino, “mais cedo ou mais tarde, a nossa Cadeia passaria a ser gerida pelo governo e a decisão é positiva, pois a Polícia Civil terá mais efetivo para as atividades de investigação e a Polícia Militar ampliará seu trabalho de prevenção ostensiva”.

Já o promotor Carlos Samuel Borges tranqüilizou a população, dizendo que não será construída uma penitenciária ou um Cadeião em Capelinha. “Tudo vai continuar como está, a Cadeia não será ampliada, não haverá mais celas e nem aumento do número de detentos”, afirmou o Promotor.
Participantes do debate na Rádio Aranãs
A iniciativa do governo estadual em assumir a administração da Cadeia local foi fruto de várias reuniões entre as autoridades constituídas do município com representantes da Secretaria de Estado de Defesa Social e encontros em Belo Horizonte Porém, para a assunção da Cadeia não foi necessária a apresentação de projeto de lei pelo Executivo e nem sua votação pelos vereadores, pois a decisão coube tão somente ao próprio governo e as Polícias Civil e Militar.




Com a assunção da Cadeia, Capelinha passará a contar com 35 novos agentes penitenciários e outros profissionais para a administração e atendimento médico, odontológico, psicológico e de assistência social aos detentos.


Portal Aranãs. Fotos: Aldair Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário