Este tema foi escolhido para a próxima edição do Parlamento Jovem Minas 2011, programa da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Representantes das Câmaras Municipais que irão coordenar a etapa municipal do projeto estiveram, na última semana, na Escola do Legislativo. Eles participaram de atividades de capacitação e de reuniões de trabalho, e acompanharam palestras sobre diferentes temas que reforçaram a compreensão do projeto no contexto da educação política dos jovens.
Nas reuniões, foram discutidos e deliberadas questões referentes á edição de 2011, tais como calendário de atividades, formato das sessões finais e papel de cada instituição nesta parceria entre ALMG, Câmaras e PUC Minas.
A abordagem sobre as drogas esteve incluída, direta ou indiretamente, nos quatro temas finais que foram para votação: Esporte e Juventude; Drogas e Violência; Drogas; e Capacitação e Inserção do Jovem no Mercado de Trabalho.
A nova edição do projeto terá a participação de 18 Câmaras Municipais mineiras. Este número representa seis casas legislativas a mais do que em 2010. A ampliação do projeto exigiu alguns ajustes na sua dinâmica para garantir a participação de todos os municípios e dos jovens que virão representá-los na etapa estadual do PJ Minas.
Em Belo Horizonte, os 120 jovens que irão participar da etapa estadual, serão divididos em quatro grupos de trabalho, para discutir, modificar e priorizar quatro propostas de uma lista inicial de 18. Na sessão final, realizada no Plenário da Assembleia, os jovens irão discutir um documento com 16 propostas de ações para o poder público em torno do tema Drogas.
Até o lançamento do projetos nos municípios, previsto para as duas últimas semanas de fevereiro, a Escola do Legislativo manterá contato com os servidores, que irão coordenar o projeto nas 18 câmaras participantes, visando a trocar informações sobre o tema e sugestões para consolidar os calendários municipais.
Municípios participantes - Araçuai, Belo Horizonte, Capelinha, Carandaí, Caratinga, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Iturama, Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto, Paracatu, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Timóteo, Viçosa e Visconde do Rio Branco.
Fonte: Assembléia Legislativa de Minas Gerais
Nenhum comentário:
Postar um comentário