quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Deputada Ana Maria perde vaga de deputada estadual

Deputada Ana Maria perde vaga de deputada estadual



Deputado Pinduca, natural de Araçuaí, toma posse em breve
A deputada estadual do PSDB, Ana Maria Rezende, de Montes Claros, perdeu sua vaga de deputada estadual.
Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) vai mudar a composição partidária na Assembleia de Minas.
O STF julgou procedente recurso do candidato a deputado em 2010 Pedro Ivo Caminhas, o Pinduca Ferreira (PP), natural de Araçuaí, Médio Jequitinhonha, mas com base eleitoral na região de Betim, para assumir a vaga na Casa.
Pinduca teve 61.315 votos, mas não pôde ser empossado por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), que havia cassado o registro de candidatura dele em 2008.


Mas de acordo com o advogado de Pinduca, Francisco Galvão, o político não disputou aquelas eleições. "Por isso recorremos ao STF, que, de fato, determinou que ele seja diplomado", afirmou o advogado.
Deputado estadual por três mandatos, Pinduca vai assumir a vaga de Ana Maria Resende, do PSDB, que foi a mais votada da coligação em 2010. Com a alteração, a bancada do PP aumenta de um para dois deputados, enquanto a representatividade tucana cai de 13 para 12. Contudo, a composição de forças não se altera na Casa, já que o PP também faz parte da base de apoio ao governador Antonio Anastasia (PSDB).

Esta substituição se deve à decisão do STF de adiar a validade legal da Lei da Ficha Limpa somente para as eleições de 2012, exigindo nova soma de votos por partido/legenda, levando a nova distribuição de vagas.
Ao saber da decisão do Supremo, Pinduca comemorou na Câmara de Betim, onde tem sua base eleitoral. "Para quem dizia que a era Pinduca tinha acabado, eu só tenho a dizer que eu vou voltar a ser deputado. A minha posse está marcada para os próximos dias", disse.


A região norte de Minas e munícipios do Jequitinhonha perdem um representante. Ana Maria teve a segunte votação em municípios do Vale, na região norte: Taiobeiras com 8.051 votos; Rio Pardo de Minas com 2.416; Botumirim com 1.193; Josenópolis com 863; Rubelita com 1.181 e Salinas com 596 votos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário