domingo, 7 de agosto de 2011

10 municípios do Vale devem entrar na Estrada Real

10 municípios do Vale devem entrar na Estrada Real
O Diretor-geral do Instituto Estrada Real, Baques Vladimir Carvalho Sanna, esteve em Turmalina, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, no dia 30.07, para encontro com 10 prefeitos da região. Na oportunidade, foi discutida a inclusão destas localidades no roteiro da Estrada Real.


Além do prefeito de Turmalina, estavam representadas as cidades de Capelinha, Francisco Badaró, Berilo, Chapada do Norte, Itacambira, Minas Novas, Botumirim, Grão Mogol e Senador Modestino Gonçalves, localizadas no Médio e Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas.

O Vale do Jequitinhonha geralmente é estigmatizado pela carência social. No entanto, é reconhecido também pela ampla diversidade cultural, retratada, principalmente, pelo artesanato e festivais locais. Dessa maneira, o crescimento do turismo na região é uma iniciativa importante para o desenvolvimento regional.

As cidades interessadas em fazer parte da Estrada Real precisam cumprir alguns critérios, tais como:

- levantamento com fundamentação histórica e cultural, comprovando que a localidade foi cenário dos caminhos reais, no garimpo ou transporte do ouro e pedras preciosas, durante os séculos XVII e XVIII;

- estar localizada na divisa de um ou mais municípios atualmente identificados na área de abrangência da Estrada Real;

- demonstrar ações efetivas em relação à preservação do patrimônio natural, cultural e histórico municipal;

- possuir um Conselho Municipal de Turismo com atuação comprovada, entre outros.

Agora, o Instituto Estrada Real aguarda documentação comprobatória para poder incluir o Vale do Jequitinhonha como mais um dos seus destinos.

Leia este texto e mais sobre a Estrada Real no site:
http://www.estradareal.org.br/notic/index.asp?pagina=1&codigo=2205

O que é a Estrada Real ?
Um dos maiores complexos turísticos do Brasil

A Estrada Real foi sendo construída nos muitos anos de idas e vindas, das Minas ao litoral, desde o século XVII, em busca das riquezas. Caminhar pela Estrada Real é reviver os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. Constituída, ainda, pelas vias de acesso, os pontos de parada, as cidades e vilas históricas que se formaram durante o passar dos homens e do tempo.

Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, mas pela necessidade de uma via de escoamento mais segura e mais rápida ao porto do Rio de Janeiro e, também por imposição da Coroa foi aberto um "caminho novo". A rota de Paraty passou a ser o "caminho velho", a partir do século XVIII. Com a descoberta das pedras preciosas na região do Serro, a estrada se estendeu até o Arraial do Tejuco (atual Diamantina), deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real.

Assim se formou o complexo da Estrada Real, ou seja, mais de 1600 km de patrimônio, cercado de montanhas, natureza, cultura e arte. Conhecer a Estrada Real é reviver o passado e a história de Minas e do Brasil.

Assim como as riquezas que foram extraídas da terra, venha explorar as belezas da região, a pé, a cavalo, de bicicleta ou de carro em um passeio inesquecível pela Estrada Real.

Com a colaboração do Blog do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário