quinta-feira, 28 de abril de 2011

Prefeitura de Teófilo Otoni promove seminário sócio-educativo

Prefeitura de Teófilo Otoni e SEDS promovem seminárioPolítica Estadual de Medidas Sócioeducativas em Meio Aberto é o tema abordado
A Prefeitura de Teófilo Otoni através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS), realizou na manhã desta terça-feira (26.04), no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teófilo Otoni, (CDL), o Seminário e Capacitação de Apresentação da Política Estadual de Medidas Sócioeducativas em Meio Aberto. O objetivo do evento foi debater a municipalização do atendimento das medidas sócioeducativas em meio aberto. No evento os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras e debates.

A Assessora Técnica da Secretaria Municipal da Assistência Social, Andréia Luisa Matuck, falou da importância do evento. “É uma grande oportunidade para chamar todos os municípios da região para compreenderem o que é a Política de Medidas Sócioeducativas em Meio Aberto. Que é trabalhar a questão do adolescente infrator, sem que ele tenha de cumprir esta medida em regime fechado, proporcionando o resgate de sua consciência do ato cometido cumprindo em meio aberto em parceria com a família”, ressaltou. Andréia falou ainda que o Sistema Socioeducativo seja um conjunto de unidades executoras de medidas dirigidas aos adolescentes em conflito com a lei.

O Subsecretário de Atendimento às Medidas Socioeducativas do Estado, Dr. Ronaldo de Araújo Pedrón, falou do seminário e o trabalho a ser realizado com os representantes dos municípios. “Nós estaremos abordando o início do que nós chamamos de cumprimento de Medidas Socioeducativas, quando um adolescente comete um ato infracional eles devem ser responsabilizados por isso, e essa são as primeiras medidas. Para os atos mais leves existem medidas que a lei determina, não é só a internação e os centros socioeducativas, mas também a liberdade assistida e a prestação de serviço à comunidade. São essas as medidas que vamos discutir aqui para implantar na região”, disse. O subsecretário concluiu dizendo que o objetivo dessas medidas é prevenir que as infrações leves de adolescentes se tornem maiores no futuro, interrompendo este ciclo de envolvimento com a criminalidade logo no inicio.

A Prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Haueisen, falou da oportunidade de inserção dos adolescentes junto à sociedade através de medidas socioeducativas. “Dessa maneira, criaremos um ambiente propício para que os jovens possam ser reinseridos na escola, no trabalho, abrindo um leque de oportunidades futuras para eles. É mais uma ferramenta de inclusão social para ajudá-los”, afirmou a Prefeita.

(Fonte e fotos: Ascom/Prefeitura de Teófilo Otoni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário