domingo, 10 de abril de 2011

Capelinha: Parlamento Jovem vai discutir o problema das drogas

Capelinha: Parlamento Jovem vai discutir o problema das drogas
Por Aldair Gomes, do Portal Aranãs FM
O Parlamento Jovem de Minas 2011, é a segunda edição estadualizada do Parlamento Jovem, desenvolvido pela Assembléia Legislativa e pela PUC Minas nos últimos sete anos. É um projeto voltado para jovens estudantes, tendo como meta a formação política e o exercício de participação no Parlamento. Para tanto, são envolvidas Câmaras Municipais que, por sua vez, mobilizam parceiros e escolas dos ensinos médio e superior, gerando uma rede de educação legislativa no Estado.

Tem como objetivo, estimular a formação de estudantes dos ensinos médio e superior, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos poderes, especialmente do Legislativo, além de prepará-los para a participação política, como cidadãos. Levar os jovens a interessar-se pela agenda sócio-política de seu município, com a escolha de temas para serem trabalhados em cada edição do projeto. Propiciar espaço para vivência em pesquisas, debates, negociações, escolhas e respeito às diferentes opiniões. Estimular o envolvimento das Câmaras Municipais em atividades de Educação para a Cidadania.

O Parlamento Jovem 2010 em Capelinha foi realizado com o tema: Meio Ambiente e Resíduos Sólidos. Foram 10 alunos representantes de Capelinha na Etapa Estadual onde apresentaram 10 propostas sendo que 3 foram aprovadas.
O Parlamento Jovem 2011 em Capelinha será realizado, no dia 12 de abril, terça-feira, com o tema:
Drogas, como Prevenir?
E com os sub-temas:
O Jovem e o Papel da Família
O Jovem e o Papel da Escola
O Jovem e o Papel da Sociedade


Com a participação de 4 Escolas no Município, sendo elas :
Escola Estadual Professor Antonio Lago
Escola Estadual Bento Rocha de Jesus
Escola Estadual Geralda Otoni Barbosa
Instituto Educacional Manuel Luiz Pego


O Projeto conta com vários Parceiros:
Ministério Público, Poder Judiciário, Polícias Militar, Policia Civil, Delegacia da Comarca, Delegacia da Mulher, Menor e Idoso, Igreja Evangélica, Igreja Católica, Faculdade UNITER, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, CREAS (Centro Especializado de Assistência Social), Banco do Nordeste,COMAD (Conselho Municipal Antidrogas) e Prefeitura Municipal.

O projeto contará com a participação de 40 alunos das escolas, onde esses alunos apresentaram proposta que após aprovação na etapa Municipal serão enviadas para a Etapa Estadual onde Capelinha será representada por 6 alunos e 2 monitores para conseguir a aprovação das mesmas, o que poderá se torna Lei ou Emenda de Lei na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Fonte: Portal Aranas FM, indicado pelo Movimento Muda Capelinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário