sexta-feira, 8 de abril de 2011

Escola do Jequitinhonha é a melhor em avaliação do PROEB




Escola do Jequitinhonha é a melhor em avaliação do PROEB

Governo anuncia melhora na educação em Minas Gerais, mas notas do Proeb 2010 expõem deficiências do ensino


A Escola Estadual Jason Morais, de Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, obteve o melhor desempenho no PROEB - Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica, em 2010.

**********************************************************************************

Os alunos tiraram 370,5 em português e em matemática. "As boas práticas na escola, assim como a relação com a família do aluno, fizeram a diferença", afirmou a secretária Maria Ceres. Andréia Eleutério Silva, diretora da Escola, afirmou: "Nós, do Vale do Jequitinhonha, nos sentimos honrado com este resultado que é uma soma de esforços das partes envolvidoas no processo educacional da Escola Estadual Professor Jason de Morais. Esperamos que este resultado seja mais um de inúmeras outras conquistas. A Escola desenvolve projetos que visa alcançar metas já traçadas pela equipe pedagógica e superação dos problemas de baixo rendimento".


A análise da qualidade da educação constatou que as escolas públicas de Minas Gerais ainda estão longe de atingir os níveis de desempenho recomendáveis. É o que apontou o Proeb 2010, divulgado em 23.03. A maioria dos 470 mil alunos testados foi classificada nos níveis intermediário ou baixo.

**********************************************************************************

No 5º ano do ensino fundamental, por exemplo, 59,7% não conseguiram atingir desempenho recomendável em português. Em matemática, a situação mais crítica envolve os estudantes do 3º ano do ensino médio, com 95,9% dos jovens classificados nos níveis baixo ou intermediário. A prova foi aplicada em 3.808 instituições avaliadas.

************************************************************************************

O Proeb é um estudo usado há quatro anos na avaliação da proficiência dos alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, em língua portuguesa e matemática. De acordo com a secretária adjunta de Estado de Educação, Maria Ceres Castro, com os resultados em mãos, os municípios podem adotar medidas para melhorar o desempenho dos alunos. "Na matemática, por exemplo, nós ainda não atingimos o nível recomendável, mas a maioria das escolas já deixou o nível baixo e pulou para o intermediário", garantiu.

***********************************************************************************

Numa escala de 0 a 500, uma escola estadual do Vale do Jequitinhonha foi a que obteve o melhor desempenho: 370,5 pontos. Na avaliação do governo do Estado, houve melhoria de qualidade em todos os níveis.

A Secretaria de Educação não divulgou o ranking oficial das escolas com os melhores e piores desempenhos.

***********************************************************************************

Melhora no 3º ano

Entre as instituições de Belo Horizonte, a escola estadual Professor Paschoal Comanducci, na região do Venda Nova, aparece com melhor desempenho, com 307 pontos no Proeb 2010. No estudo, o desempenho dos alunos do 3º ano do ensino médio foi significativo.

Em Português, a proficiência média passou de 274,8 em 2009 para 282,2 em 2010.

Já em Matemática, o crescimento, passou de 284,0 para 290,6 no mesmo período.


Publicado no Super Notícia, de BH, em 24/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário