sexta-feira, 29 de abril de 2011

Araçuaí: A universidade e o desenvolvimento local


A universidade e seu papel no desenvolvimento localO exemplo da UNOPAR em Araçuaí

A universidade tanto pública quanto particular,precisa criar e incentivar mecanismos para ampliar sua capacidade de interação com a sociedade. No entanto, a extensão acadêmica, que é a ação deuma universidade junto à comunidade é constantemente considerada menor entre as atribuições dos docentes.

Ela, muitas vezes, é reduzida a uma mera prestação de serviços, dependendo sempre das demandas externas, já que os recursos são poucos para as pesquisas independentes.
Por isso, vivemos num dilema entre o fundamental na universidade e a universidade fundamental para a sociedade.

Para superá-lo, teríamos que entender o valor do social e cultural da comunidade que envolve a instituição: gerar conhecimento no contato cotidiano com a realidade. Algo bem diferente ao modelo de aprendizagem baseado em repetição, rotina e burocracia.

Depois da Constituição Federal de 1988, ficou sob a responsabilidade dos municípios elaborar, gerenciar e prestar contas dos projetos existentes na cidade. Mas o elevado processo de emancipação e crescimento dos municípios vem reduzindo a capacidade da prefeitura de enfrentar sozinha problemas como na saúde, lixo, violência e educação.

A universidade pode capacitar profissionais em âmbito municipal, colocando-os como atores estratégicos para uma melhor gestão pública.

A instituição não pode substituir o poder local, mas pode ajudar o município a reconhecer os problemas sociais, auxiliando com a produção do conhecimento e a criação de soluções viáveis e criativas. A universidade poderia capacitar agentes públicos, prestar consultoria à comissões, conselhos, movimentos sociais e ajudar outros grupos de políticas públicas com conhecimento.
Embora já existam ações exemplares em algumas instituições, a maioria raramente corresponde a uma prática bem estruturada.

A extensão geralmente acontece como um movimento para atender demandas emergenciais, como epidemias e catástrofes. Se a extenção fosse bem praticada, ela elevaria a universidade pública ou particular ao patamar de uma agência do desenvolvimento regional.

Cabe ressaltar que a universidade particular é uma concessão privada de um serviço público com aval do Ministério da Educação. Muitas dessas universidades instaladas em pequenas cidades, renegam a sua função de fomentar o desenvolvimento social. Elas deveriam se comprometer mais com a região onde estão situadas, tanto no plano da pesquisa como na extensão.

Os acadêmicos vivem o seu mundinho de aulas, teses e artigos pouco elaborados e dão as costas para a realidade social. O papel da universidade é proporcionar conhecimento a serem utilizados em prol da sociedade em que está inserida.

Um bom exemplo parte agora da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), pólo Araçuaí que realizou de 19 de março a 14 de abril uma série de palestras explicativas no campo da educação matemática, historia social, MBA em marketing, vendas, finanças empresarias, além de gestão em políticas públicas, licenciamento e auditoria ambiental e treinamento desportivo para públicos variados.

É na interação que se consegue o progresso. O saber trancado dentro das paredes da universidade perde o seu sentido. A cooperação entre universidade e sociedade é possível e gera bons frutos.

Sérgio Vasconcelos, Editor do Jornal Gazeta de Araçuaí

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