quarta-feira, 20 de abril de 2011

Santo Antônio do Jacinto inaugura UBS

Santo Antônio do Jacinto inaugura UBS para melhorar serviços de saúde O município de Santo Antônio do Jacinto, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, inauguraram na sexta-feira, dia 15 de abril, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Maria Rosa Bandeira, que por meio do programa Saúde em Casa recebeu um investimento de R$ 180 mil para a construção da unidade e aquisição de equipamentos, como cadeira e raio X odontológico, autoclave, compressor, balança, entre outros.


O diretor da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, Gregory Fortunato, ressaltou os benefícios que a nova unidade trará para a população e para a prefeitura. “O governo municipal terá uma ganho porque vai contar com uma unidade própria e não terá mais despesas com aluguel. Já a população vai dispor de uma nova unidade de saúde, muito bem estruturada e que atende a todas as exigências da vigilância sanitária. Com isso, a unidade irá oferecer à população muito mais conforto e os profissionais poderão prestar um serviço de maior qualidade”, defendeu.

O prefeito de Santo Antônio do Jacinto, Raniene Silva, destacou que o Governo de Minas tem investido muitos recursos no município. Um exemplo disso é de que, só neste ano, o município já aderiu ao programa Travessia, destinado à população em situação de vulnerabilidade social, foi contemplado com a Farmácia de Minas e irá inaugurar até o mês de julho mais uma unidade de saúde. “Tivemos um avanço muito grande na área da saúde graças ao deputado Marcus Pestana e agora com o Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge. Com relação ao nosso governo, a minha expectativa é de que até o meio do ano possamos inaugurar a nossa terceira UBS nos últimos cinco anos, sendo uma UBS no povoado de Cristianópolis e mais duas UBS na cidade”, comentou.

O coordenador do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da GRS Pedra Azul, Alessandro Barreto, destacou que os 25 municípios da região têm sido favorecidos com a política do estado. “Por serem considerados os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Minas Gerais, a SES teve um olhar diferenciado para eles, pois a maioria já recebeu duas unidades básicas de saúde, como foi o caso de Santo Antônio do Jacinto. Além disso, recebeu também através do programa Saúde em Casa recursos no valor R$ 2 mil para cada equipe de saúde da família, para compra de equipamentos, medicamentos e material de consumo. Por este e outros motivos Minas sai na frente como pioneira, melhorando a qualidade de saúde prestada aos seus cidadãos, servindo de modelo a ser seguido por outros estados do país”, comemorou.

População beneficiada
Com população de 11.532 habitantes, o município de Santo Antônio do Jacinto, na região nordeste de Minas, conta com cinco equipes da Estratégia Saúde da Família e com 100% de cobertura. A Unidade Básica de Saúde Dona Maria Rosa Bandeira, localizada no centro da cidade, está equipada com salas de triagem, vacinação, curativo, farmácia, escovário, cuidados básicos, esterilização, expurgo, lavanderia, almoxarifado, rouparia, copa e sete banheiros. Além disso, terá consultórios de enfermagem, médico, odontológico, ginecológico e posto de coleta.

Mais de três mil pessoas serão beneficiadas com serviços de acompanhamento de crianças, adolescentes, gestantes, adultos, idosos, hipertensos, além de atendimento odontológico, medição de pressão entre outros serviços que serão oferecidos gratuitamente para a população.

O secretário municipal de saúde, Arlan Lima, comemorou a inauguração da unidade e disse que a partir de agora a população irá usufruir de um serviço de maior qualidade. “Há cinco anos, quando implantamos as equipes de saúde da família tivemos que alugar casas adaptadas, mas o serviço ainda era um pouco precário. A realidade hoje é diferente. Com a nova unidade iremos poder melhorar a qualidade do atendimento. Enquanto gestor fico muito feliz em poder contribuir, juntamente com o prefeito Raniene, para a construção de um serviço de saúde mais digno para a nossa população”, concluiu.

fonte:http://www.saude.mg.gov.br/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário