sábado, 16 de abril de 2011

Três municípios do Vale são beneficiados com Programa Professor da Família

Governo de Minas lança Programa Professor da Família
Itinga, Presidente
Kubitschek e Santo Antonio do Jacinto são municípios beneficiados no Vale Secretária de Educação de Minas, Ana Lúcia Gazolla, no lançamento do projeto

O governo de Minas lançou, na semana passada, o Projeto Educacional Professores da Família para melhorar o desempenho escolar dos estudantes do ensino médio em municípios com até 30 mil habitantes e com Índice de Educação Básica (Ideb) abaixo da média nacional. Além de melhorar o rendimento dos alunos em sala de aula, o programa tem o objetivo de reduzir a evasão escolar e aumentar a participação dos pais na educação dos filhos a partir da presença dos Professores da Família nas residências onde for ident
ificada essa necessidade.

O Governo do Estado investirá R$ 1,9 milhão no projeto, este ano, para atender 22 escolas estaduais do ensino médio de nove municípios, beneficiando 4,2 mil alunos.

A meta é implantar o projeto em mais 36 cidades que fazem parte
do programa Travessia, no próximo semestre, chegando a 100 em 2012.
No primeiro momento, serão atendidas Presi
dente Kubitschek, Santo Antônio do Jacinto, Itinga, Ninheira, Mateus Leme, Confins, Arinos, Matutina e Capim Branco.Os primeiros 100 professores selecionados para atuar como Professor da Família

A partir do levantamento da situação de cada aluno, em cada escola estadual, a Secretaria de Educação encaminhará um Professor da Família à casa do estudante que não apresente bom rendimento para identificar as fragilidades existentes, motivá-lo e permitir sua inserção no sistema estadual de ensino.

ESCOLAS DO VALE DO JEQUITINHONHA E NORTE DE MINAS

Presidente Kubitschek - Escola Estadual Pio XII;

Santo Antônio do Jacinto - Escola Estadual Clemente da Rocha Bandeira, Escola Estadual de Catajás e Escola Estadual do Povoado de Cristianópolis;

Itinga - Escola Estadual Comendador Murta e Escola Estadual do Povoado de Taquaral;

Ninheira - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Escola Estadual de Ninheira e Escola Estadual de Vereda do Paraíso.

Com informações da Band.com.br/minasgerais

Comentário do Blog:
Acreditamos que este projeto é muito interessante. Porém, o alto índice de evasão de 40% no ensino médio em Minas tem outros fatores: salários abaixo da média do sudeste, levando adolescentes a procurarem complementação de renda familiar; ausência de incentivo aos estudos em fases anteriores; baixo nível da educação secundária; entrada no mercado de trabalho de jovens de famílias de baixa renda, em áreas de baixa qualificação; falta de perspectivas através do ensino regular; pouco apoio de pais aos filhos estudantes, por terem que se ausentar de casa para buscar sustento para a família.

Em regiões como Vale do Jequitinhonha, os jovens pobres buscam alternativas no assalariamento do corte de cana, colheita do café ou outras atividades sem exigência de formação técnica.


Onde estão as oportunidades? No interior de São Paulo, sul de Minas ou Triângulo Mineiro, ou em cidades médias e grandes.
Portanto, saem da região em busca de sobrevivência e novas perspectivas de vida.

Não adianta professores em casa para diagnosticar. O diagnóstico já existe em várias pesquisas e constatações do dia-a-dia das escolas. É só perguntar para os diretores e professores da rede estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário