domingo, 24 de abril de 2011

CEMIG, a energia mais cara do mundo, aumenta tarifa em 6,6%

CEMIG aumenta tarifa em 6,61%
A energia mais cara do mundo não tem competição: Vai ganhar dela mesma.

A CEMIG pediu e a ANEEL autorizou: a tarifa da energia fornecida aos mineiros e vendida também a outros brasileiros vai aumentar em 6,61%, a partir de 8 de abril.
Esta foi a decisão que a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL tomou, no dia 5 de abril, para as novas tarifas da CEMIG Distribuição. Foi autorizado um reajuste de 6,61% para os 5,8 milhões de consumidores residenciais da empresa.

Já para os demais consumidores de média e alta tensão, o reajuste será de 9,02%. Na média geral, o impacto do reajuste para todas as classes consumidoras será de 7,24%.

Os mineiros receberam uma notícia nada agradável, o aumento da tarifa da energia elétrica no estado, que já era muito cara. Apesar de possuir a Usina Hidrelétrica de Irapé, o Vale do Jequitinhonha não tem benefícios em redução da tarifa de energia. O que é produzido aqui será distribuído em rede e vendido para os mineiros e outros brasileiros, com preços arrochantes. Em menos de 4 anos de funcionamento já pagamos mais da metade da obra da CEMIG. A Irapé produz 390 MW.

Segundo a ANEEL, para realizar a alteração dos valores foi levado em conta a variação de custos que a empresa teve em um ano. Os índices aprovados pelo órgão correspondem ao reajuste máximo que pode ser aplicado pela CEMIG. O aumento vai representar mais gastos para as famílias, uma vez que a energia é indispensável nos dias de hoje. Desligar lâmpadas, tomar banho quente com menos tempo e evitar desperdícios é uma forma de economizar e, no final do mês, ter mais dinheiro para ser investido em outras áreas.

Tarifa de energia em Minas é uma das mais caras do mundo
Ainda que fossem cortados os impostos sobre a conta de luz, a tarifa praticada em Minas continuaria entre as mais caras do mundo. Foi o que afirmou o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, José Antônio Baeta de Melo Cançado, junto à Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, no segundo semestre de 2009.

Durante os debates, foram defendidas propostas como redução de impostos sobre a energia e mais transparência sobre taxas e contribuições embutidas nas contas de luz. Mas segundo o promotor, levantamento feito em 2007 mostra que, sem tirar os impostos, a tarifa praticada pela Cemig era a mais alta do Brasil e só perderia no mundo para quatro regiões do Japão, cujas tarifas eram mais elevadas por questões climáticas e geográficas.
Retirando-se os impostos, a tarifa da Cemig só não seria mais cara do que a de países que usam na geração de energia fontes não renováveis, como o carvão, disse o promotor. Para José Antônio Baeta, não há motivos para o Brasil praticar tarifas elevadas em relação a outros países, já que sua matriz de geração de energia é centrada na água, um bem renovável e gratuito.

No entendimento do promotor, esse cenário traduz os paradoxos existentes hoje no País quanto à definição da tarifa social, objeto de lei federal em vigor para dar descontos na conta de luz a pessoas com renda baixa e consumo menor.


"É preciso uma pressão popular para descobrir o que está errado nesse modelo energético", defendeu José Antônio Baeta.

Ele alertou que alguém vai pagar por essa redução, e que se esse custo for repassado, acabará retornando de outra forma às classes mais pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário