sábado, 9 de abril de 2011

Araçuaí: Entidades defendem igualdade entre homens e mulheres

Araçuaí: Entidades defendem igualdade entre homens e mulheres
Estiveram reunidos em Araçuaí, nos dias 30 e 31 de março, diversas entidades da região com o objetivo de aprofundar o tema sobre forma igualitária de gênero.
O Encontro contou a participação de cerca de 40 pessoas representando diversas entidades do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha como sindicatos, ONG´s e pastorais sociais que trabalham com a formação e organização dos movimentos populares aqui na região.

Na pauta de discussão os participantes se debruçaram no conceito de forma igualitária de gênero e como isto se aplica na realidade local com o objetivo romper uma cultura centenária onde a mulher é vista apenas como um ser submisso ao homem.

Respeitar as diferenças próprias de gênero, ou seja, o jeito próprio ser homem com suas características e especificidades e, também, a maneira de ser mulher com suas qualidades e especificidades, entretanto, saber que todos são iguais e tem os mesmos direito e nenhum é superior ao outro.
Um conceito simples, mas que na prática ainda não funciona. A mulher ao longo de décadas luta para que sejam respeitados os seus direitos. Aqui na região, muitas delas vivem submissas e oprimidas e possuem uma dupla jornada de trabalho.

Nas últimas décadas, as mulheres conseguiram romper algumas barreiras e conquistar direitos como votar e serem votadas, poder escolher qualquer profissão e ser respeitada, inclusive, conquistando postos nunca imaginados.
Entretanto, aqui no vale, principalmente nas comunidades rurais, há muito caminho a ser percorrido para que realmente aconteça que homens e mulheres sejam iguais em direito.

Fonte: TV ARAÇUAÍ, com o repórter André Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário