sexta-feira, 8 de abril de 2011

Medina será beneficiada com o programa Saúde na Praça


Medina será beneficiada com o programa Saúde na PraçaNo dia mundial da saúde, que é comemorado no dia 7 de abril, a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul comemora mais uma conquista para a região. A partir de agora o município de Medina, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas, fará parte do programa Saúde na Praça, que visa a promoção de atividades esportivas, por meio de praças públicas adaptadas para a prática de esportes.

Medina será o segundo município da região a integrar o Saúde na Praça. Desde o ano passado, Almenara é beneficiada pelo programa, quando foi criada uma praça olímpica, com uma mega infraestrutura com quadra poliesportiva coberta, aparelhos de ginástica e musculação, parque de diversão, pista de caminhada com 500 metros e palco para eventos com arquibancada.

Segundo o coordenador do programa Saúde na Praça de Almenara, Iranildo Santos, cerca de 250 pessoas com problemas de saúde foram beneficiadas diretamente com o programa. “A gente percebe que melhorou muito a saúde da população, com a queda na pressão arterial, e diminuição do colesterol e obesidade. Como resultado, tivemos uma diminuição dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, porque menos pessoas estavam com problemas de saúde. Com mais pessoas praticando esportes, temos menos pessoas sedentárias e, consequentemente, uma melhora na qualidade de vida”, reforçou.

O Saúde na Praça de Almenara conta com a orientação de três profissionais. A nutricionista realiza palestras e dinâmicas, além de montar a dieta do usuário. Enquanto isso, o professor de educação física ensina a maneira correta de fazer o exercício e a postura ideal para andar. Já a fisioterapeuta ajuda na hora do alongamento e observa a postura dos praticantes. Santos ressalta que a presença do profissional na hora do exercício físico é muito importante e que tem feito a diferença para que o programa dê certo.

Agita Minas
Outro programa relativo ao tema é o Agita Minas, que desde 2001 vem incrementando o conhecimento e o envolvimento da sociedade com a atividade física para a proteção e promoção da saúde.

O Agita Minas tem como público alvo as pessoas em idade escolar, trabalhadores e idosos, sendo responsável por promover ações permanentes dentro do Estado de Minas Gerais. Atualmente, desenvolve os projetos Agita SES, que pretende melhorar a qualidade de vida do trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde; o Projeto Agita na Real, que busca divulgar os benefícios da prática de atividades físicas nos municípios da Estrada Real e o projeto Saúde na Praça, em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e Juventude (SEEJ), que objetiva levar atividade física orientada em ambientes públicos.

Recentemente, o Agita Minas ganhou um novo parceiro, o Agita Galera, que está sendo desenvolvido pela SEEJ, em parceria com a SES. Através do programa Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), foi instituído, na última sexta-feira do mês de agosto, o Dia da Comunidade e do Escolar Ativo, como forma de incentivar a organização de eventos que promovam a prática da atividade física nas escolas de todo o Estado, como forma de promoção da saúde e qualidade de vida.

Com informações da Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria de Esportes e Juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário