Festivale 2011: Encontro de planejamento em Jequitinhonha
Cerca de 50 agentes culturais debateram a preparação e programação do 29º Festivale, em 16 de abril, na cidade de Jequitinhonha, que completará 200 anos e sediará o eventona última semana de julho desse ano.
O Festivale 2011 acontecerá no período de 24 a 30 de julho, na cidade de Jequitinhonha, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas.
Organizado pela Fecaje - Federação de Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha, o encontro serviu para definir o calendário, programação, homenageados e organização geral do festivale que resume na apresentação das manifestações artístico-culturais dos municípios da região na literatura, artesanato, folclore, música, teatro e debate em torno das questões do setor.
Mesmo completando três décadas de realização do festivale, a Fecaje ainda carece de infraestrutura, projetos, transparência administrativa, planejamento, política de financas e plano de ação que avance e consolide a cultura como pólo integrador de todo o Vale e rompa as fronteiras do subdesenvolvimento que assola a região, apontam as estatísticas e especialistas.
“O voluntarismo sem planejamento acaba atrapalhando, já se vão 30 anos de movimento e ainda não há referência estrutural,” reforçam.
Para o poeta Cláudio Bento, diretor de comunicação do Instituto Valemais, “tomou-se tempo enorme para discutir questões burocráticas, não abordam os problemas, renovação, profissionalização, dificuldades, gestão, prestação de contas, processo eleitoral e regularização administrativa da entidade que até então continua no eventual, no lirismo e sem
perspectivas. Não valorizam pessoas como Adão Ventura, talvez, o maior poeta do Vale,” apontou.
perspectivas. Não valorizam pessoas como Adão Ventura, talvez, o maior poeta do Vale,” apontou.
Para o fechamento dos ajustes para a realização do 30º Festivale, um marco regional, novo encontro de cultura da fecaje, deverá ser realizado durante a IV Cantoria em Virgem da Lapa, nos dias 6 a 8 de maio.
Texto de Tiburcim, da Tribuna do Norte, de Salinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário