domingo, 10 de abril de 2011

UFVJM escolhe novo reitor e vice-reitor

UFVJM escolhe novo reitor e vice-reitor


Fazendo valer a voz de sua comunidade acadêmica e sempre baseada nos princípios da democracia participativa, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) optou pela consulta para escolher o reitor e vice-reitor para o mandato 2011-2015, em conformidade com a Resolução nº 06 do Conselho Universitário (Consu), atendendo ao Decreto 1.916, de 23 de maio de 1996, que regulamenta o processo de escolha dos dirigentes de instituições federais de ensino superior.

************************************************************************************

Na luta pela igualdade, a UFVJM instituiu o voto paritário entre os três segmentos da comunidade acadêmica: docentes, discentes e técnicos administrativos não só para a escolha do reitor e vice-reitor, mas também para as consultas de escolha dos diretores e vice-diretores de suas Unidades Acadêmicas.


Essas conquistas demonstram a força do diálogo e do debate, democraticamente construídos, na conquista de benefícios para toda a população envolvida com a Universidade.

**************************************************************************************

Comentário do Passadiço Virtual:
Apesar de ser uma votação interna da comunidade acadêmica, não podemos nos esquecer do importante papel da UFVJM nos rumos da cidade de Diamantina. Portanto, seria interessante a participação do cidadão diamantinense nas discussões sobre as propostas apresentadas pelos candidatos. Duas chapas se apresentaram para a eleição: Chapa 1: liderada pelos professores Pedro Ângelo/Donaldo, candidatos a reeleição. (clique aqui) Chapa 2: liderada pelos professores Janir Alves Soares e Gilmar Vieira .

Publicado no Passadiço Virtual, de Diamantina

COMENTÁRIO DO BLOG DO BANU:

A eleição do Reitor e vice-reitor da UFVJM deveria passar por debate de todas as comunidades do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri. Porém, como a eleição é interna, e os eleitores são aqueles (professores, funcionários e estudantes) que definem os rumos, projetos e destino da Universidade, os candidatos irão apresentar as suas propostas para os alunos, funcionários e professores que decidirão o pleito.


Aí, eu dou o meu pitaco: A UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri foi criada em 2005. Participei do embrião desse projeto. Estava em Brasília, em 2003 e 2004. Participei das discussões com os Ministos da Educação Cristóvão Buarque e Tarso Genro sobre a criação da Universidade. Um grupo da antiga FAFEID- Faculdades Integradas de Diamantina, não queria nada que fosse além da cidade de Diamanatina e do seu grupo de poder.


Ou seja, nada que fosse pro Vale do Jequitinhonha seria concedido. Tanto é que aprovaram extensão em Curvelo e outros lugares que nada têm que ver com nossa região. Nas reuniões da FAFEID, alguns do grupo excludente diziam textualmente: "vocês, lá do Jequitinhonha..." como se Diamantina não pertencesse à região. Isso é de um preconceito colonial.


Mas, vamos discutir as propostas dos candidatos e tentar influenciar nos resultados. As candidaturas interessam não só à Diamantina mas também a todos os moradores dos municípios do Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

4 comentários:

Rogério Adriano disse...

Banu, concordo com seu comentário, se o Jequitinhonha não se unir perderemos força para outras regiões. Isso vem acontecendo de forma velada e nossas "lideranças políticas" não percebem. Veja o como a Sedevan do secretário Gil Pereira tem se posicionado atualmente. Nossos objetivos tem que ser comuns, o desenvolvimento da região não pode esperar só por decisões de gabinetes.

Fernando Gripp disse...

Banu,
Você tem toda razão. A Universidade é dos Vales (Jequitinhonha e Mucuri) e precisa dar respostas a essa posição e função.
Juntos, vamos promover esse debate.
Grande abraço.

Álbano Silveira Machado disse...

Caros Rogério e Fernando,
fico grato a vocês pelos comentários e posicionamento, principalmente por ser vocês dois diamantinenses que vivem o dia-a-dia das questões ligadas à cidade.
Gosto muito de Diamantina e é uma honra para o Vale do Jequitinhonha ter uma cidade tão emblemática. Quando há um reconhecimento de moradores da cidade em relação à região que pertence realmente a cidade cresce mais ainda em valor político, histórico e cultural.
Devemos rechaçar a idéia de Diamantina como pertencente à região Central ou Norte.
Vem aí, mais uma vez o 21 de abril, com as medalhas e homenagens. Esquecerão, com certeza, dos movimentos da Inconfidência Mineira no Vale do Jequitinhonha.A Região Central tomará conta da história de Minas.
Diamantina deve botar a cara pra fora e denunciar o embuste. Personagens inconfidentes como Padre Rolim e Domingos de Abreu Vieira deverão ser realçados por nós.
Outra coisa: a pavimentação completa da BR 367 deve ser nossa bandeira de unificação de projeto estruturador da região, unindo Diamantina a Porto Alegre, na estrada do Descobrimento.
Assim, poderemos unificar nossas lutas históricas pelo desenvolvimento do Vale, sem discriminar cidades ou microrregiões.
Diamantina será sempre nossa porta-estandarte, com as honras que a cidade merece.

Maria do Rosario Sampaio disse...

Banu ,voce foi no ponto.Os documentos oficiais de Diamantina diz que esta fica na região "central" de Minas .Eles sentem vergonha do Jequitinhonha,alias,como o restante da Minas.E o Vale serve à Diamantina apenas como "marca" para atender seus interesses.Uma universidade que não abre extensão no proprio Jequitinhonha!O povo do Jequitinhonha tem que ficar vigilante,afinal se ela é DO Jequitinhonha e a ele que deve servir!

Postar um comentário