O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal
Foto: divulgação
Engenheiro Josias Filho durante solenidade na Câmara de Divinópolis que lhe concedeu o título de Cidadão Honorário.
O professor e engenheiro mecânico Josias Gomes Filho, se tornou cidadão honorário de Divinópolis; município polo da região oeste de Minas Gerais e de Nepomuceno; no sul de Minas. Em Divinópolis, a cerimônia ocorreu no último 29 de junho. Em Nepomuceno dia 15 de julho do ano passado.
Quem garante essa honraria é a Câmara de Vereadores. Para se promover alguém como “cidadão honorário, tem que ficar comprovada a contribuição do homenageado ao município.
"Ano passado recebi também o título de cidadão honorário de Nepomuceno, assim sou agora cidadão das duas cidades onde fui diretor do CEFET" comemorou o professor.
O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal
HISTÓRIA
Sexto filho de uma família de 10 irmãos, Josias Ribeiro nasceu no município mineiro de Araçuai no Vale do Jequitinhonha, tendo herdado do pai, o nome, o caráter e a generosidade.
Aos 15 anos mudou-se para Belo Horizonte com o propósito de continuar os estudos. Em 1976 Ingressou na Escola Técnica Federal de Minas Gerais, atual CEFET-MG, como aluno do Curso técnico de Mecânica. Em 1980 iniciou o curso de Engenharia Mecânica pela PUC-MG e no ano seguinte Graduação em Licenciatura Plena - modalidade Mecânica, pelo CEFET-MG, tendo graduado-se em ambos. Engenheiro Mecânico,
Josias Filho trabalhou em Belo Horizonte, Goiânia e Vitoria do Espírito Santo sempre no Setor de Máquinas e Equipamentos de grande porte. Em 1989, prestou concurso público para professor do CEFET-MG em Belo Horizonte, sendo aprovado em 1º lugar para a Cadeira de Mecânica e Projetos de Máquina
Ele é Casado com a Professora Pedagoga Alaide Alves Ribeiro com quem tem dois filhos: O analista de Sistemas Josias Ribeiro Neto e o estudante de Engenharia Civil Luiz Felippe Ribeiro.
TRAJETÓRIA
Em 29 anos de atividades no CEFET-MG, exerceu por 13 anos Cargos de Direção em Belo Horizonte, Divinópolis e Nepomuceno.
Nesses quase 30 anos na Instituição lecionou nos Cursos técnicos, de Engenharia Mecatrônica e de Pós graduação. Em 1998, o Professor Josias Filho veio para Divinópolis como diretor do recém instalado campus do CEFET no município. Junto com a Comunidade local empreendeu esforços para consolidação da Unidade Federal de Ensino na Cidade que atravessava o pesadelo de ser transformada em Escola do Segmento Comunitário e então perder o seu caráter de oferta de Ensino Público e Gratuito.
Após seis anos de muita luta que envolveu toda a sociedade Divinopolitana conquistou-se junto ao MEC os recursos para Construção da tão sonhada sede própria do CEFET - Divinópolis, finalmente inaugurado em 2010.
Em 10 de abril último e após 35 anos de serviços prestados à nação, 32 deles no magistério, o professor Josias Filho aposentou-se no CEFET-MG com proventos em nível de Doutorado na Carreira do Magistério Federal.
Conselheiro Titular do CREA-MG, pelo segundo mandato consecutivo, o engenheiro Mecânico Josias Filho ocupa atualmente, Cargo de Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalurgia no Estado.
Eleito em 2016, como Vice Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Mecânica - ABEMEC - seção Minas Gerais foi reconduzido em abril desse ano para 2º Mandato. Em janeiro de 2018 assumiu também o Cargo de Vice Presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial - FENEMI com Sede em Brasília. É também representante do CREA-MG junto aos Comitês de Bacia Hidrográfica do rios São Francisco e Araçuaí, nomeado para mandatos até 2022.
Desde 2015 é Diretor da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais CUT-MG com mandato até 2019 representando o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Minas. Em recente indicação pelo CREA-MG passou a integrar a Comissão Permanente de Avaliação do CEFET-MG .
Fonte: Gazeta de Araçuaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário