segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Programa de Saúde oferece vagas de trabalho para 40 municípios do Vale

Programa de Saúde oferece vagas de trabalho
para 40 municípios do Vale do Jequitinhonha
Adesão de municípios termina nesta terça, dia 7 de fevereiro
Profissionais da saúde (médicos, cirurgião dentista e enfermeiros) se inscrevem até dia 12 de fevereiro
Um em cada cinco municípios brasileiros já aderiu ao Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab). Até o momento, 1.327 municípios já fizeram a adesão ao programa, com oferta de 3,7 mil vagas para profissionais da saúde, sendo 2 mil médicos, 1 mil enfermeiros e 700 cirurgiões dentistas.

As vagas são para as pessoas que estejam interessadas em atuar nas equipes de saúde da família e outras estratégias de atenção básica. Os municípios interessados têm até esta terça-feira, dia 7 de fevereiro, para fazer sua adesão e os profissionais de saúde até o dia 12, segundo edital publicado no dia 31.01, no Diário Oficial da União. 


 Além do benefício de contar com profissional por 40 horas semanais, os municípios também receberão o incentivo para a implantação e manutenção do Telessaúde, que permitirá às instituições de ensino superior vinculadas ao Provab dar suporte às atuação dos profissionais.

Os municípios serão responsáveis pela contratação e remuneração dos profissionais, bem como pelo custeio de moradias quando houver necessidade.
Podem participar os municípios listados na Portaria Conjunta n° 2 (2011), definidos pelo Ministério da Saúde segundo o percentual da população em extrema pobreza e da população residente na área rural.
Os municípios selecionados foram agrupados de acordo com os seguintes perfis: população rural e pobreza intermediária ou elevada; populações quilombola, indígena e assentamentos rurais; capital ou região metropolitana; população maior que 100 mil habitantes.

Dos 1.327 municípios que aderiram ao programa, 160 estão em Minas Gerais, sendo 40 no Vale do Jequitinhonha.

Lista dos municípios do Vale do Jequitinhonha priorizados pelo Ministério da Saúde:
Água Boa, Angelândia, Araçuaí, Aricanduva, Bandeira, Berilo, Botumirim, Cachoeira do Pajeú, Caraí,b Chapada do Norte, Coluna, Comercinho, Coronel Murta, Cristália, Felício dos Santos, Felisburgo, Francisco Badaró, Franciscópolis, Grão Mogol, Itacambira, Jenipapo e minas, Joaíma, José Gonçalves de Minas, Josenópolis, Leme do Prado, Minas Novas, Monte Formoso, Novo Cruzeiro, Novo Horizonte, Olhos DÁgua, Padre Carvalho, Padre Paraíso, Palmópolis, Ponto dos Volantes, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Santo Antônio do Jacinto, Setubinha e Virgem da Lapa.  
“É essencial a participação dos municípios nesta iniciativa, pois ela vai permitir a ampliação e a melhora do acesso à saúde nesses locais. É preciso promover a melhor distribuição dos profissionais pelas diversas regiões brasileiras, para que municípios como esses passem a fornecer à população um serviço completo e de qualidade” esclarece o ministro Alexandre Padilha.
O governo federal financiará a operação dos Núcleos de Telessaúde das unidades onde estarão atuando os profissionais, bem como as atividades dos tutores, além de cursos de especialização em Saúde da Família.

A contratação dos profissionais será feita pelas secretarias municipais de saúde, com as quais será estabelecido o vínculo empregatício.

Além de ter uma oportunidade de trabalho, os profissionais de saúde terão mais facilidade em, posteriormente, ingressar em programas de residência em qualquer especialidade e universidade pública do país. Os profissionais que tiverem boa avaliação de desempenho receberão pontuação adicional de 10% na nota final dos exames de residência médica que vierem a prestar. O objetivo do programa é reforçar os recursos humanos da atenção básica em municípios com carência de pessoal.
“O Provab é mais um dos programas do Ministério da Saúde que visa reduzir as desigualdades regionais existentes em nosso país no que diz respeito ao acesso à saúde. Além disso, o programa oferece aos profissionais participantes a oportunidade de conhecer diferentes realidades e de exercer a profissão onde a população mais necessita, fortalecendo a dimensão da relevância social de sua atuação”, analisa o ministro Padilha.

 O PROGRAMA PROVAB
Nesta primeira edição do Provab, será firmado contrato de um ano com os profissionais que forem selecionados. Ao final desse período, os médicos que tiverem uma boa avaliação de desempenho receberão pontuação adicional de 10% na nota nos exames de residência médica que vierem a prestar.

Durante toda a atuação nas unidades de saúde, os profissionais serão tutoriados pelas instituições de ensino superior participantes, que darão suporte presencial e à distância por meio do programa Telessaúde, coordenado pelo Ministério da Saúde. As instituições poderão auxiliar com a chamada “segunda opinião formativa” na assistência aos pacientes do SUS.
Com informações do Portal da Saúde, com dica do Blog do Jequi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário