segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PESSOAS DE ESQUERDA SÃO MAIS INTELIGENTES QUE AS DE DIREITA, APONTA ESTUDO


Esquerda: a prova que faltava!

PESSOAS DE ESQUERDA SÃO MAIS INTELIGENTES QUE AS DE DIREITA, APONTA ESTUDO

Um estudo canadense que inclui dados coletados por mais de 50 anos, diz que as pessoas com opiniões políticas de direita tendem a ser menos inteligentes do que as de esquerda. Ao mesmo tempo, adverte que as crianças de menor inteligência tendem a desenvolver pensamentos racistas e homofóbicas na idade adulta.
A pesquisa foi realizada por acadêmicos da Universidade Brock, em Ontário, e coletou a informação em mais de 15 mil pessoas, comparando o seu nível de inteligência encontrado na infância com os seus pensamentos políticos como adultos.
Os dados analisados ​​são dois estudos no Reino Unido em 1958 e 1970. Eles mediram a inteligência das crianças com idade entre 10 e 11 anos. Em seguida, são monitorados para descobrir suas posições políticas após 33 anos de idade.
“As habilidades cognitivas são fundamentais na formação de impressões de outras pessoas e ter a mente aberta. Indivíduos com menores capacidades cognitivas gravitam em torno de ideologias conservadoras que mantêm as coisas como elas são, porque isso as fornece um senso de ordem”, dizem no estudo publicado no Journal of Psychological Science.

Segundo as conclusões da equipe, as pessoas com menor nível de inteligência gravitam em torno de pensamentos de direita, porque esse os faz sentir mais seguros no poder, o que pode se relacionar com o seu nível educacional, inclui o jornal britânico.
Mas esta não é a única conclusão a que chegou o estudo.
Analisados dados de um estudo de 1986, nos Estados Unidos, sobre o preconceito contra os homossexuais, descobriu-se que pessoas com baixa inteligência detectado na infância tendem a desenvolver pensamentos ligados ao racismo e homofobia.

“As ideologias conservadoras representam um elo crítico através do qual a inteligência na infância pode prever o racismo na fase adulta. Em termos psicológicos, a relação entre inteligência e preconceitos podem ser derivadas de qual a probabilidade de indivíduos com baixas habilidades cognitivas apoiarem com ideologias de direita, conservadoras, porque eles oferecem uma sensação de estabilidade e ordem “, acrescentou.

“No entanto, é claro que nem todas as pessoas pessoas prejudicadas são conservadoras”, disse a equipe de pesquisa.
Publicado no Blog do professor e cientista político Rudá Ricci

4 comentários:

Unknown disse...

Sim... Concordo. Não é sem razão que a esquerda usa golpes tão velhos para se manter no poder. E consegue, graças à manobra de uma grande massa de analfabetos.

Álbano Silveira Machado disse...

Você não concorda, Ruy. Todos os governos usam métodos velhos e, muitas vezes, criam outros como o controle das comunicações, para se manterem no governo.
Quanto ao uso do analfabetismo não concordo com você. Os governos que se dizem de esquerda ou centro-esquerda promovem em curto espaço de tempo, a alfabetização massiva dos cidadãos. Na Bolívia, Evo Morales praticamente erradicou o analfabetismo. Não analfabeto em Cuba.
Já nos governos de direita ou centro-direita, há uma massa de pessoas que não sabem ler ou escrever.
Quanto à questão psicológica, há controvérsias. Porém, pessoas que lutam por liberdade ou que têm pensamento crítico costuma-se ser tachadas de esquerda ou se identificam com as idéias de esquerda. Não do estalinismo ou do totalitarismo.

Unknown disse...

Banu, você tem razão... Em cuba não há analfabetos. Mas há miséria, atraso industrial e violação a direitos humanos, imposta por uma ditadura bolchevique de 60 anos. A Bolívia, na contramão do desenvolvimento da América Latina e Países Emergentes, estatizou empresas de petróleo e gás natural, expropriando patrimônio e investimento brasileiro. Deve ser graças a essa erradicação do analfabetismo que a Bolívia deixou de ser recordista de Golpes de Estado.

Álbano Silveira Machado disse...

Ruy, não sou a favor de nenhuma ditadura, nem de esquerda, nem de direita. Só quis dizer que o analfabetismo é mais de direita do que de esquerda.
Direitos humanos são desrespeitados em todas as ditaduras e até em países onde há eleições, como no Brasil, EUA, Inglaterra e outros.
Além do mais, desenvolvimento para quem? É preciso discutir a produção e distribuição de riquezas. Hoje, o mundo vive uma crise, mostrando a expropriação de riquezas e nações coordenadas pelo chamado mundo livre, do neoliberalismo.
A Bolívia nacionalizou suas únicas riquezas. O Brasil mantém o monopólio sobre o petróleo. Os EUA e países europeus têm barreiras alfandegárias de auto-proteção para ficarem ainda mais ricos, e controlam os organismos internacionais, massacrando os outros países pobres e emergentes.
Todos procuram defender suas riquezas como podem e quem tem poder determina quase tudo o que quer, produzindo muita fome em milhões de famílias.
Quem faz as guerras, quem se beneficia delas? As vítimas são sempre o povo mais pobre de todo o mundo.
Que sejamos todos inteligentes, seja de esquerda, seja de direita. Ou seja crítico deste conceito de posição política.

Postar um comentário