domingo, 19 de fevereiro de 2012

Saúde: Municípios do Vale promovem Carnaval consciente


Saúde: Municípios do Vale promovem Carnaval consciente

CAPS DE JEQUITINHONHA COMEMORA O CARNAVAL
Os municípios da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul iniciaram desde o dia 9 de fevereiro, as ações de mobilização para este carnaval. Em Itaobim, Itinga, Jequitinhonha, Pedra Azul, Rio do Prado, Rubim e Salto da Divisa as comemorações serão realizadas no período de 17 à 21 de fevereiro.

A autoridade sanitária e referência em mobilização social da GRS Pedra Azul, Zeilzia Silva, informou que já foram distribuídos para os municípios os preservativos, cartazes, folderes da campanha de DST/AIDS. “Também buscamos mobilizar os gestores para que incluísse nas ações a mobilização contra a dengue, tendo em vista que a guerra não pode parar e a mobilização é uma das principais estratégias de prevenção”, frisou.

No município de Pedra Azul, tanto ações de mobilização contra a AIDS, quanto contra a dengue deverão acontecer nas próximas semanas. O coordenador de vigilância em saúde, ressaltou que uma ampla mobilização foi formada com a participação da estratégia saúde da família, com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), com o laboratório e a clínica municipal e com o grupo de Prazer e Paz. “Iremos fazer uma ampla divulgação do nosso evento nas rádios comunitárias, nas motos com som e cartazes nas escolas. Iremos realizar diversos eventos, como peças teatrais nas escolas, depoimentos de soropositivos e estandes com temas relacionados a drogas, sexualidade e DST/AIDS”, disse.

Campanha de Carnaval
Em Jequitinhonha, o Caps Dr. Evandro Cunha Melo, com o apoio da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, realizou entre os dias 9 e 16 de fevereiro, uma série de atividades com o objetivo de sensibilizar os usuários quanto ao uso de preservativos e ao não uso de álcool e outras drogas.


A assistente social do município, Kelly Gomes, informou que foram realizadas palestras, oficinas terapêuticas e atividades recreativas que orientaram sobre a prática de sexo seguro. “A nossa preocupação é de que os nossos usuários tenham um novo sentido sobre o carnaval, voltado para hábitos mais saudáveis”, destacou.

A usuária do serviço do Caps, Alzeni de Oliveira, afirmou que o evento foi muito positivo porque mobilizou os usuários para a temática do carnaval e da importância de se cuidar da própria saúde. “Aprendemos que é muito importante evitar ingerir bebidas alcoólicas ou qualquer outra coisa tóxica porque faz mal à saúde”, disse.
Programação
No primeiro dia do evento, a assistente social, Kelly Karine, realizou palestra sobre "Álcool e carnaval", onde foram abordadas novas formas de aproveitar o carnaval sem o uso de bebida álcoolica, visando valorizar hábitos saudáveis. No dia 13, a enfermeira, Bruna Pereira, realizou uma palestra sobre os cuidados básicos com o corpo durante o carnaval. Já no dia 16, o Caps organizou o Carna-caps, que contou com a parceria do Grupo de Atividade Física (GAF), coordenado pelo Fisioterapeuta, Luis Antônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário