quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Pedra Azul: Coisas de arrepiar o cabelo


Pedra  Azul: Coisas de arrepiar o cabelo

Por Will Nascimento, publicado em 15 de fevereiro de 2012
0
Não é preciso usar gel. Nossos cabelos arrepiam-se apenas de presenciar algumas situações em Pedra Azul:
1 – Explorando… Literalmente: Poucos sabem. Pedra Azul possui uma das maiores jazidas de grafite do mundo. A Nacional de Graffite (empresa paulista), uma das maiores empresas mundiais do ramo, tem a maioria da sua produção advinda de nossa terra. Em troca, o que Nacional de Grafite tem feito por nossa cidade, além de uma pequena (bem pequena) geração de emprego e pequenas doações a entidades? Simplesmente nada. Os caminhões descem cheio, para suprir as capitais (e manter a imponente sede em SP) e voltam vazios, como os investimentos feitos no município.
2- Brasileiro é pra ser feliz…. Não inteligente: Vejo todo ano a movimentação que se forma em torno do Carnaval em diversas cidades do Vale do Jequitinhonha, assim como no país. Como dizem está no “sangue do povo brasileiro”, a folia e a festa. Mas o que poucos param para reparar são os altos investimentos que são feitos nestas festas, enquanto bibliotecas públicas, Centros de Cultura Regional (que em algumas cidades nem existem) se deterioram, sem que haja nem uma manifestação popular. Pedra Azul se insere neste contexto.
OBS: Não sou contra o Carnaval, sou contra o descaso com a educação e cultura do nosso povo. Carnaval são apenas 04 dias, o descaso com áreas que merecem atenção primária, tem sido constante!
3 – Isto cheira mal (ou Fede)! Essa é demais. A população de Pedra Azul terá que pagar uma taxa de 40% na Conta Água, advinda do Sistema de Saneamento Básico. Mas o que chama atenção nisto? Primeiramente, o valor exorbitante do imposto. Segundo, a maioria da população pagará por um serviço, que nem sequer dispõe…. É isto mesmo! Muitos pagaram por uma rede de esgoto que ainda será construída. E por último, o desconhecimento de alguns vereadores a cerca do assunto. Em um debate sobre o tema que aconteceu em um dos bairros da Cidade, ficou claro que nem deles sabe ao certo o que está sendo cobrado (Percebe-se isto pelo desencontro de informações dadas pelos mesmos). O certo é que foi aprovado uma Lei na Cãmara Municipal que concede a COPASA a administração da Rede de Esgoto durante 30 anos. Detalhe: A estação de tratamento de esgoto ainda não é nada mais que um simples projeto!
4 – Mudança com as mesmas peças? Como em todas as cidades do país, em Pedra Azul começam as especulações sobre os possíveis candidatos ao cargo de prefeito municipal. Nas redes sociais, pedrazulenses de diversos setores sociais pedem mudança, não só partidária, mas de postura. Mas os nomes especulados não trazem nada de novo. Do lado da situação, é a continuação (ainda que com pessoas diferentes) de um longo mandato de 08 anos. Do lado da oposição é a volta de uma velha figura!
Acredito que a mudança tem que vir de fato da população. Enquanto a expressão “rouba mas faz” fazer parte do cotidiano do povo, não importa quem seja eleito, nunca haverá mudança! 
Virou briga de oligarquias???
5 – O descaso com artistas locais, é outro ponto. O conceito de valorização de artistas e agentes culturais em Pedra Azul está completamente ultrapassado e equivocado. Limitamos-nos (Sociedade Civil, Poder Público e Iniciativa privada) a ouvir as músicas de Paulinho Pedra Azul, Saulo Laranjeiras (grandes artistas por sinal) e agora Dani Morais e em bater palmas para o Boi-de-Janeiro e pronto, acreditamos está incentivando a cultura na cidade. Paralelo a isso, diversos artistas surgem nas periferias da cidade e se vêem obrigados a parar, devido a falta de apoio e incentivo.
Semana que vem, tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário