quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Reitor da UFVJM quer adiar decisão sobre campus em cidades do Vale

Reitor da UFVJM quer adiar decisão sobre campus em cidades do Vale
O reitor da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Pedro Ângelo, quer adiar, mais uma vez, a decisão de instalação de 3 campi em cidades do Vale do Jequitinhonha. Na reunião de 7 de outubro, o CONSU - Conselho Universitário decidiu pela criação de campus no Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha.


Ele argumenta o seguinte sobre o texto da Comissão composta para analisar as propostas de campus: "Fazendo uma análise do texto proposto para o Plano de Desenvolvimento Institucional, entendo, que alguns parágrafos não atendem aos parâmetros de informações próprias de um PDI. Por isso, determino a retirada do assunto da pauta da reunião do CONSU a ser realizada no dia 10 de fevereiro". 
A análise sobre o relatório da Comissão deveria ter sido feita pelos conselheiros do CONSU, mas o Reitor resolveu tomar esta decisão antecipadamente.


Caravanas de 7 cidades candidatas a sede de campus estarão participando da reunião do CONSU - Conselho Universitário, nesta sexta-feira. As cidades de Almenara, Araçuaí, Capelinha, Itamarandiba, Itaobim, Jequitinhonha e Minas Novas estão mobilizadas e enchem ônibus e veiculos que se dirigem à Diamantina.


O Reitor adiou a decisão de debate sobre a indicação das cidades-sede de campus, na reunião passada, de 05.12. Formou-se uma Comissão para ouvir os representantes das cidades e receber relatórios com projetos e dados para dar base a uma decisão técnica. O reitor Pedro Ângelo não ofereceu condições para os membros da Comissão irem até as cidades fazerem reuniões ou audiências, negando a liberação de diárias. Mesmo assim, a Comissão formada por dois professores, 3 técnicos administrativos, 01 estudante e 01 representante da comunidade, fez um relatório e pretende apresentar a proposta na reunião. 


O Reitor decidiu questionar o relatório e tirar o ponto da pauta da próxima reunião do CONSU. Assim, ele vai protelando sobre a decisão de instalação de campus em cidades do Vale. O Plenário do CONSU pode propor como ponto de pauta a inclusão da discussão sobre a expansão para dentro do Jequitinhonha.


No dia 7 de outubro, o CONSU aprovou a criação de campus em Unaí e Janaúba, com um relatório resumido, feito por uma Comissão. Sem apresentar dados e diagnósticos destas cidades, os conselheiros aprovaram quase por unanimidade campus em cidades fora da região do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Nesta mesma reunião, foi colocado um novo ponto de pauta: a inclusão de 3 campi em cidades do Vale que foi aprovado, depois de muita confusão, com a polícia da UFVJM sendo chamada pelo Reitor para tirar cidadãos que protestavam contra a discriminação e rejeição ao Vale. 


A Presidenta Dilma Roussef apresentará um novo Plano de Expansão das Universidades Federais, entre março e abril. Há um temor das lideranças comunitárias, sociais e políticas da região que a decisão de adiamanto do Reitor seria para não inclusão da UFVJM de mais campus, a não ser os de Unaí e Janaúba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário