domingo, 12 de fevereiro de 2012

Projeto TEIA amplia capacitação em web 2.0 no Vale do Jequitinhonha

Projeto TEIA amplia capacitação em web 2.0 no Vale do JequitinhonhaTEIA – Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados segue com força total capacitando os jovens do Vale do Jequitinhonha. E para levar o conhecimento a todos, o projeto inaugura agora o JequiTeia, cujo objetivo é capacitar jovens e adultos nos distritos e pequenas cidades do Médio Jequitinhonha.

A primeira ação do JequiTeia  nos dias 7 e 8 de fevereiro, no distrito de Engenheiro Schnoor, onde a maioria dos dois mil moradores era analfabeta digital. Nesta primeira etapa foram capacitados 184 moradores, alunos e professores da Escola Estadual José dos Santos Neiva. Outras 150 pessoas já se cadastraram para o próximo Dia TEIA, ainda sem data definida. 

Além da capacitação, o JequiTeia promoveu o primeiro concurso de redação na Web. Os textos serão inseridos no blog criado pelo Telecentro local e serão avaliados pelos professores da escola, que escolherão as três melhores. O tema é relacionado aos cuidados com o meio ambiente.

"Esta é a primeira oportunidade que essas pessoas estão tendo de ter acesso a cursos como esse. E agora eles poderão aprender a utilizar melhor o computador, além de receber certificação do Governo de Minas. O evento teve proporções maiores do que o esperado, pois mães e pais também se interessaram em aprender e já estão se cadastrando para as próximas capacitações", disse Léo Onnis, agente TEIA do Polo de Inovação de Araçuaí, n o Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas.

Novos agentes capacitados pelo TEIA MG. 
“Nós moramos em um local onde não são oferecidos cursos como o TEIA. Por meio do programa de inclusão digital do Governo de Minas, podemos ir ao Telecentro e fazer cursos de datilografia, internet e informática básica, empreendedorismo e muitos outros que irão nos ajudar a melhorar o nosso currículo e o nosso conhecimento sobre novas tecnologias”, explicou Marianny Vieira Farias, 18 anos.


O Dia TEIA já habilitou mais de três mil jovens do norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri a se conectar com o mundo pelas redes sociais. A capacitação é conduzida por agentes TEIA dos Polos de Inovação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), sediados nos municípios de Araçuaí, Almenara, Diamantina e Salinas, no Vale do Jequitinhonha; Januária, Janaúba e Pirapora, no norte de Minas; e Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri.

O objetivo das atividades é ensinar o uso de tecnologias e ferramentas gratuitas como Facebook, Twitter e Orkut não só para entretenimento, mas principalmente como uma vitrine pessoal e profissional. A partir daí, os jovens capacitados se transformam em agentes que oferecem suporte a projetos de inovação nas cadeias produtivas locais.

O JequiTeia é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Araçuaí e a Escola Estadual José dos Santos Neiva.
Fonte: Tecnologia.MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário