Berilo: Município assina acordo para conservar casarão de inconfidenteCaso não cumpra a determinação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Município deverá pagar multa no valor de R$ 5 mil, acrescido de mil reais por dia de atraso
João Henrique do Vale - Publicação: 23/02/2012 16:11
A edificação, que fica bem próxima do Rio Araçuaí, chegou a correr risco devido a problemas estruturais |
A luta para a preservação do casarão do século XVIII, que é tombado pelo Iepha-MG, vêm desde 2008. O município se comprometeu a recuperar e manter o calçamento da Rua Porto, onde fica o sobrado, implantar sistema de iluminação pública e serviço de vigilância permanente no local, estabelecer condições plenas de construção para funcionamento do Centro de Artes e Ofícios do Alto Jequitinhonha, bem como promover a conservação e a manutenção das peças dos forros artísticos no interior do edifício. Os acessos ao casarão também devem receber melhorias.
O Iepha assumiu o compromisso de restaurar o imóvel. Os trabalhos deverão ser finalizados ainda este ano. Faltando apenas pequenas intervenções para a conclusão da obra, cabe agora ao Município de Berilo cumprir o TAC assinado e assumir a conservação e manutenção do bem histórico.
O inconfidente
O português Domingos de Abreu Vieira, tenente-coronel do Regimento de Cavalaria Auxiliar de Minas Novas, tinha casa em Ouro Preto, na Região Central, mas visitava com frequência a casa em Berilo. Ele exerceu o cargo de contratador dos dízimos, em Vila Rica, entre 1784 e 1789. Era padrinho da filha de Tiradentes, que também teria passado temporadas na casa. Domingos de Abreu Vieira teve participação ativa na Inconfidência Mineira.
Com a colaboração de Zara Sampaio, de Capelinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário