quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Um rio, uma cidade e um povo: Coronel Murta contra os impactos ambientais no rio Jequitinhonha

Um rio, uma cidade e um povo:
Coronel Murta contra os impactos
ambientais no rio Jequitinhonha
Por Eric Renan Ramalho*
O RIO DAS MINHAS MANHÂS
As mulheres tingidas da cor morena…
Ungidas de sal e de sol do suor

Desfilam por estreitos caminhos

Levando raminhos e cheiro de flor.

Umas carregam latas, talhas…
Vasilhas vazias ou cheias de dor.

Outras: bacias, tachos, troixas de roupas batidas.

E surradas na lida do seu amo e amor.

E assim o meu rio as recebe
E oferece água de alvejar

E lajedo quarador.
As cantigas ressoam fugazes.
Ao debulhar dos panos

Costuram-se prosas, rezas, risos e dor.
Joaquim Celso Freire**
A última “cheia” do rio Jequitinhonha trouxe uma boa nova, para os moradores da cidade de Coronel Murta: a praia que havia sido levada pela hidrelétrica está de volta! Aproveitando esse ensejo, e dada a importância que a gestão do rio Jequitinhonha assume para a manutenção da vida no município de Coronel Murta, essa postagem visa apresentar o quadro local da situação, destacando o ambíguo sentimento de euforia e apreensão que a comunidade local vivencia em função do reaparecimento da praia no rio Jequitinhonha, em consequência da enchente deste último verão.
Imagem do Rio Jequitinhonha, em Coronel Murta, com o Morro do Frade ao fundo
(Foto: Thiago Alves)
Situada às margens do Rio Jequitinhonha, Coronel Murta é cercada por uma extensa cadeia de serras altaneiras que, além de proporcionar belas paisagens, favorecem prática de esportes radicais.
Além das Serras, a praia do rio Jequitinhonha atrai inúmeros banhistas de toda a região. Não são raras as vezes que moradores de cidades circunvizinhas visitam o município a fim de desfrutarem deste rico e belo patrimônio ambiental e fonte de lazer do qual a cidade dispõe. Essa praia, também poderia ser aproveitada na prática de esportes radicais, como canoagem.
Infelizmente a instabilidade na vazão do rio, decorrente da construção da Usina Hidrelétrica de Irapé, dificulta a prática de esportes coletivos, como futebol, vôlei e similares. Segundo matéria do Jornal Gazeta de Araçuaí [1], replicada nesse blog, essa riqueza natural propiciou a transformação da cidade em um importante pólo para o ecoturismo.
Além de atrativo turístico, as águas dos Jequitinhonha são de importância basilar para a manutenção do município, pois a acidade se serve do rio como única fonte de abastecimento, e em diversas comunidades rurais o rio cumpre o importante papel de determinação natural da produção e reprodução da vida, conforme demonstra Laschefski e Zouri em comentário sobre comunidades ribeirinhas atingidas pela construção da Usina Hidrelétrica IRAPÉ [2]. 
Leia o texto completo clicando aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário