segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

14 municípios do Vale terão Centro Tecnológico em APAES

14 municípios do Vale terão Centro Tecnológico em APAES
Quatorze municípios do Vale do Jequitinhonha serão contemplados com centros tecnológicos de capacitação nas APAES – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
O projeto é resultado de parceria estabelecida entre os Governos Federal e Estadual, a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais. Os investimentos somam R$ 5,4 milhões divididos entre os governos Estadual e Federal, por meio de emenda parlamentar da bancada de Minas.
De acordo com o censo de 2010, o Brasil possui 45 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 24% da população total. Diante desse cenário, o Governo de Minas tem atuado diretamente em políticas que possibilitem a inclusão social. Para isso, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) iniciou no ano passado a implantação dos centros tecnológicos de capacitação nas APAES.
CETEC da APAE
Os centros tecnológicos de capacitação vão facilitar o acesso de cada Apae à internet e às redes sociais, criando uma rede tecnológica de integração das unidades. A iniciativa envolve a formação de centros de inclusão social e oficinas de capacitação profissional que serão instalados em 148 municípios mineiros.Cada centro de inclusão social terá cinco computadores adaptados com aparelhos que possibilitam atender diferentes tipos de deficiência. Já as oficinas de capacitação profissional serão inseridas nos 14 municípios.
O objetivo é melhorar a qualificação da mão de obra de pessoas com deficiência, possibilitando melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Municípios
Na região do Vale do Jequitinhonha, os municípios que serão contemplados com a instalação de centros tecnológicos de capacitação nas Apaes são: Araçuaí, Carbonita, Diamantina, Gouveia, Itamarandiba, Jequitinhonha, Malacacheta, Padre Paraíso, Pedra Azul, Rio Pardo de Minas, Salinas, São João do Paraíso, Serro e Taiobeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário