quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade escolhe saúde como tema central


Campanha da Fraternidade escolhe  
saúde como tema central
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil quer mobilizar fiéis católicos
por melhorias no atendimento dos serviços públicos de saúde

Campanha pretende suscitar a discussão sobre a realidade da saúde no país

A Campanha da Fraternidade 2012, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), começa hoje tendo como tema a saúde pública. Sob o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, retirado do livro do Eclesiástico (cf.Eclo 38,8), a campanha será aberta pelo secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner.
Também deverão estar presentes o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos, o gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança e integrante do Conselho Nacional de Saúde, Clovis Boufleur, e o cirurgião integrante da equipe de assessoria da Pastoral da Saúde do Conselho Episcopal Latino-americano André Luiz de Oliveira.

O tema eleito para a campanha promete gerar grande mobilização popular. Motivos não faltam, já que está previsto o corte de R$ 5,5 bilhões no orçamento da pasta para este ano. Além disso, diversas entidades querem buscar nas ruas apoio para modificação do projeto de lei complementar que regulamentou a Emenda 29. A proposta – aprovada no Senado em dezembro de 2011 e sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT) no mês passado – não agradou às associações de profissionais, conselhos regionais de medicina e secretarias municipais e estaduais de saúde por não definir um percentual mínimo para os gastos da União com o setor.

De acordo com os organizadores, o objetivo da campanha é “refletir sobre a realidade da saúde no país, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizando por melhoria no sistema público de saúde”.

Os bispos chamam a atenção para a discussão sobre a saúde e as falhas no serviço público e outras questões, como a necessidade de boa alimentação, abandono dos vícios (cigarro, drogas e bebidas alcoólicas), prática de esportes e hábitos saudáveis. “Temos que nos lembrar dos pobres e nos sensibilizar mais com os doentes, muitos deles isolados do convívio social.”

A Campanha da Fraternidade terá a abertura nesta quarta-feira de cinzas nas 3 Dioceses do Vale do Jequitinhonha: Almenara, Araçuaí e Diamantina.
Prefeitos e secretários municipais terão oportunidade de mostrar iniciativas desenvolvidas em suas cidades para o aprimoramento da saúde pública. “A campanha é uma pauta de discussões não só para os religiosos, mas também para políticos, economistas e outros profissionais. Deverá gerar debates e mudanças, visando uma vida melhor”, afirmam os religiosos católicos.


QUARESMA 
A Campanha da Fraternidade é desenvolvida no país durante a quaresma, que começa hoje e vai até a manhã da quinta-feira santa.
Promovida desde 1964, ela mobiliza todas as comunidades católicas e procura envolver outros segmentos da sociedade no debate do tema escolhido. Conforme a CNBB, são produzidos materiais para uso nas paróquias, com destaque para o texto-base feito por especialistas.

Na apresentação do documento, o secretário-geral dom Leonardo explica que com esta campanha a Igreja quer sensibilizar as pessoas sobre a “dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de saúde pública condizente com suas necessidades e dignidade”.

Dioceses do Jequitinhonha
Nos dias 10 e 11 de fevereiro, a Diocese de Araçuaí esteve reunida a fim de refletir sobre o tema da CF-2012, em Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. Estiveram reunidos padres, religiosos, religiosas e inúmeras leigos das diversas Paróquias, além de ser um momento de estudo e reflexão, também foi de convivência e forte espiritualidade.

Já a Diocese de Almenara se reuniu nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Centro Diocesano de Pastoral Pe. Luiz Sandrini, na cidade de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas. Foram mais de 60 pessoas, agentes de pastoral leigos, religiosos e religiosas, padres e o bispo Dom Hugo, vindos de todas as paróquias da Diocese de Almenara, com a exceção das paróquias de Bandeira e Rio do Prado, para o estudo da Campanha da Fraternidade 2012.
O encontro foi organizado pela equipe de Coordenação Diocesana de Pastoral – CDP que realizou a reflexão e questionamentos sobre a problemática na área da saúde em todo Brasil.

Segundo a Dioceses de Almenara, a CF 2012 visa sensibilizar o povo brasileiro (cristãos/católicos, em especial) a difícil realidade das pessoas que não têm acesso à assistência de saúde pública condizente com suas necessidades e dignidade. O foco principal do texto-base é o Sistema Único de Saúde (SUS), que se baseia em princípios universalistas como: atender a todos sem nenhuma discriminação. Deveria ser um modelo para o mundo, mas ainda não consegue ser implantado na sua totalidade e nem atender os mais necessitados destes serviços.

Por meio da CF 2012, a CNBB convida a sociedade a refletir sobre a realidade da saúde no Brasil, buscando caminhos novos para uma vida mais saudável; criar e incentivar a Pastoral da Saúde nas comunidades, valorizar o uso da medicina alternativa e principalmente, suscitar nas pessoas o espírito fraterno e comunitário na atenção aos enfermos e mobilizar por uma melhoria no sistema público de saúde.

“Boa saúde não é apenas ausência de doenças: é vida plenamente vivida, em todas as suas dimensões, pessoais e sociais. Como o contrário, a falta de saúde, não é só presença de dor ou do mal físico. Há tantos nossos irmãos enfermos, por causa inevitáveis ou evitáveis, a sofrer, paralisados, ‘à beira do caminho’, à espera da misericórdia do próximo, sem a qual jamais poderão superar o estado de ‘semimortos’” (T. Base CF 2012, n. 26).  A Igreja deve, portanto, ser uma Igreja Samaritana.


A Diocese de Diamantina,  no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, não registrou no seu site uma linha sequer sobre a Campanha da Fraternidade de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário