segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Rede Minas apresenta: Mercado: cores e sabores. As Feiras do Vale

Rede Minas -
Mercado: Cores e Sabores das feiras do Vale

O Programa Bem Cultural começou a reprisar, a partir deste domingo, dia 5 de fevereiro, a série: MERCADOS - CORES E SABORES, da TV Minas, sempre às 19 horas, de domingo.
Nos quatro programas da série serão mostrados o Mercado Central de Belo Horizonte e mercados de cidades de diferentes regiões de Minas Gerais.

Clique aqui e veja a chamada: Feira e Mercado de Diamantina e Araçuaí
Um universo repleto de produtos artesanais, hortifrutigranjeiros, iguarias, ervas e especiarias, que estimulam todos os sentidos; desde o alimento do corpo até a proteção da alma. Mais do que centros de compra e venda de mercadorias, os mercados são espaços democráticos, cheios de vida e de histórias.

São pontos de encontros, de trocas simbólicas, de boêmia e gastronomia, de arte e convivência social, abertos aos freqüentadores de todas as classes sociais, idades, gostos e interesses. Além de despertarem nossa curiosidade e fascínio, os diversos mercados mineiros apresentados nessa série são responsáveis por uma história viva e contínua que conta os nossos hábitos alimentares, comportamentais e culturais, preservando nossa identidade regional e popular.

No primeiro programa da série que vai ao ar às 19h, na Rede MInas, iremos conhecer a tradição dos mercados de duas cidades da região do Rio Jequitinhonha: Diamantina e Araçuaí.

Em Diamantina, a histórica construção do Mercado Municipal, que abrigava o antigo Rancho dos tropeiros, se transforma, aos finais de semana, num movimentado espaço cultural, onde acontecem festejos populares, apresentações musicais e a feira de alimentos e de artesanato dos produtores locais.
Ali, podem-se encontrar verduras e legumes, arranjos de sempre-vivas coloridas, bordados, cristais, balas de mel, doces de banana, biscoitos de goma, requeijão moreno, caldo de mocotó, suco de pitanga, melaço; e, também, saborear as comidas típicas, como o feijão tropeiro, a paçoca de carne de sol, o xinxim da Xica, os caldos, entre outras delícias.
Dica preciosa do Fernando Gripp, do Passadiço Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário