terça-feira, 8 de novembro de 2011

Almenara: Associação Comercial, Diário do Jequi e Radar do Vale entram na luta pela UFVJM

Almenara: Associação Comercial, Diário do Jequi e Radar do Vale entram na luta pela UFVJM
Redes sociais e empresários engrossam campanha a "UFMJV é nossa" O portal de notícias Diário do Jequi e Radar do Vale estão na luta pela implantação do campus universitário da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em cidades do nosso Vale do Jequitinhonha e repudia a idéia de instalar campus da nossa universidade em outras cidades que não façam parte da região.

A mobilização a "UFVMJ é nossa" , iniciada pela Cáritas Diocesana de Almenara e pelo psicólogo e blogueiro, Albano Silveira Machado, mais conhecido por Banu, que mora em Berilo, no Médio Jequitinhonha, responsável pelo blog www.blogdobanu.blogspot.com , sensibilizou muitas redes sociais da nossa região. Isso demonstra que, apesar da nossa falta de representatividade política no cenário estadual e federal, temos na internet uma fortíssima ferramenta mobilização social, longe das falidas instituições políticas partidárias.
clique aqui:leia protesto da cáritas-de-almenara
Um exemplo a ser seguido por outras cidades é a mobilização pela instalação de um campus da UFVJM. Em Almenara, no Baixo Jequitinhonha, a Associação Comercial de Almenara -ACOMAL está promovendo a mobilização. A presidente Zinelma Calheiros convocou todos os empresários filiados a ACOMAL para uma reunião nesta segunda feira, 07.10, às 10:00 horas, no Auditório da ACOMAL. A presidente da associação apresentou oficialmente a problemática aos empresários e imprensa local, quando foi proposto um abaixo assinado a favor da Universidade Federal em Almenara.

A instalação de um campus da UFVJM em Almenara é de fundamental para o desenvolvimento humano da nossa região. Além de oferecer um ensino superior de qualidade e gratuito, a vinda de um campus da UFVJM altera significativamente a economia local. Segundo Zinelma, "um campus de uma universidade federal movimenta milhões de reais a cada mês no comércio local. Tenho certeza que os empresários não medirão esforços para colaborar nessa luta."

Além dos empresários, vários blogueiros se mobilizaram nessa campanha. Um exemplo é a matéria postada no blog do médico psiquiatra e ex vice prefeito de Almenara, Júlio Mares, confira:
"A implantação do campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri aqui em nossa cidade é a solução ideal.
Almenara alem de ser a maior cidade da região, contar com mais recursos e gente disposta a valorizar o empreendimento, está numa situação geográfica privilegiada sendo o eixo natural de convergência de mais de 20 cidades a sua volta.
Esta é uma situação que muito nos favorece e que tem que sensibilizar os governantes para que o campus universitário seja aqui instalado.__ISTO DEPENDE DE NÓS!_Muitas reuniões e discussões já foram feitas mas a decisão final ainda não foi tomada, portanto temos chances. DEPENDE DE NÓS!
O preocupante é ver –basta dar uma olhada nos blogs, nos sites, nos jornais, nas rádios, em toda a mídia do Vale- que muitas cidades já estão se movimentando, se manifestando para conseguir este beneficio que, se for destinado para um outro lugar, nunca mais teremos a chance de uma UNIVERSIDADE FEDERAL EM ALMENARA!


Nós aqui ainda não fizemos nada!
O argumento de que já temos um IFNMG (IFET) não é válido. Senão, por que o Governo Federal ainda implanta IFETS em Diamantina e Teófilo Otoni? Não é, portanto, uma questão de quantidade mas de respeito às necessidades do povo e a escolha estratégica da sua melhor localização que é aqui em ALMENARA.

Se ficarmos quietos e de boca fechada ninguém nos ouvirá nem tomará decisões a nosso favor.
Temos –todos juntos- de fazer valer a nossa força.
Mobilize seus amigos, sua família, seus vizinhos, seus colegas de escola e espalhe esta idéia!
Mobilize seus locais de trabalho, seus clubes, suas associações, suas ONGs e espalhe essa idéia!
Mobilize suas igrejas, seus grupos de oração, de reflexão, de lazer e espalhe esta idéia!
Mobilize seu povo nos barzinhos, nos restaurantes, nas lanchonetes, nas baladas e espalhe esta idéia!
Mobilize seus partidos políticos, os candidatos nos quais votou ou em quem pretende votar e espalhe esta idéia!
Telefone, mande e-mails, sms, para os seus parentes e amigos almenarenses que já estão morando fora e espalhe esta idéia.
JUNTOS PODEMOS MAIS! MUITO MAIS!"
Fonte: http://www.juliomares.blog.br/

Texto de Léo Rocha, do Diário do Jequi, de Almenara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário