sábado, 6 de agosto de 2011

Almenara: profissionais de saúde participam de oficina sobre tabagismo


Almenara: profissionais de saúde participam de oficina sobre tabagismo
Allan Campos de Pedra Azul A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul realizou, no dia 3 de agosto, no auditório da faculdade Alfa/Unipac de Almenara, uma oficina que visa implantar as ações de tabagismo / projeto Travessia. O objetivo é capacitar as Estratégias Saúde da Família (ESF) dos 16 municípios da microrregião de Almenara para abordagem e tratamento ao fumante.

O evento, que teve como público alvo médicos, enfermeiros, assistentes sociais e farmacêuticos, contou com a participação do enfermeiro do Hospital Deraldo Guimarães, de Almenara, Agnaldo Gomes que apresentou as bases para abordagem aos fumantes, enquanto o médico Paulo Bigatello, mostrou como os profissionais devem fazer a abordagem inicial ao paciente.

A coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) da GRS Pedra Azul, Kátia Figueiredo, destacou que a melhor maneira de evitar que uma pessoa adquira a doença é através de ações educativas.


“A GRS tem tido um papel fundamental na realização de eventos de promoção em saúde, porque sabemos que se conseguirmos sensibilizar a população iremos ter uma redução dos casos de morte em razão do cigarro. E para conseguirmos atingir o nosso objetivo, estamos propondo aos nossos municípios realizar uma ampla ação de mobilização no dia 29 de agosto, que é o Dia Nacional de Combate ao Fumo”, disse.

Também participaram da oficina a referência técnica do NAS, Clausi Oliveira, e o farmacêutico do Núcleo de Assistência Farmacêutica da GRS Pedra Azul, Marcelo Xavier, que explicou como é feita a dispensação do medicamento para tratamento ao fumante.

Profissionais capacitados
No mês de fevereiro deste ano a GRS Pedra Azul promoveu uma capacitação sobre tabagismo direcionada a médicos, enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos para que fossem feitos o diagnóstico e o tratamento dos pacientes/fumantes dos municípios de Águas Vermelhas, Almenara, Itaobim, Itinga, Jacinto, Joaíma, Monte Formoso, Palmópolis, Pedra Azul e Pontos dos Volantes.

O evento havia abordado o apoio medicamentoso na abordagem ao fumante, a toxicologia, os fluxos de informação e instrumentos de avaliação e a abordagem cognitivo-comportamental do paciente.O diretor da GRS Pedra Azul, Gregory Fortunato, ressaltou que essas oficinas são importantes para que os profissionais estejam preparados para entender os problemas dos pacientes e possam ajudá-los.

Autor: Allan Campos / Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, na Agência Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário