segunda-feira, 4 de julho de 2011

Itinga protesta contra transporte de granito pelas vias públicas

Itinga protesta contra transporte de granito pelas vias públicas
Moradores do bairro Porto Alegre, em Itinga, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, realizaram, na última segunda feira, dia 27 de junho, um protesto contra o transporte de granito realizado por carretas pesadas que passam pelas ruas do bairro.União, faixas e muita indignação fizeram parte do protesto realizado. Os moradores das ruas Humaitá, Itaobim e Chico Paraíba localizadas no bairro Porto Alegre afirmam que o transporte de granito feito por carretas e que passam pelas vias estão prejudicando a população.

A presidente da Associação do Bairro, Vanuza Alves de Oliveira, aponta diversos problemas causados pela situação, até mesmo relacionados à área de saúde.


A dona de casa Etevelina Pereira esta bastante incomodada com a poeira e o barulho causados pelas carretas carregadas de granito, sem contar o medo de acidentes.A aposentada Natalina dos Santos está preocupada com a estrutura da sua residência. Segundo ela, depois que as carretas começaram a passar pela rua, apareceram trincas e rachaduras na sua casa, situação semelhante observada em diversas casas.


As ruas por onde passam as carretas estão com o calçamento bastante danificado, canos foram quebrados e muitos buracos apareceram. A poeira causada pelo transporte também é um fator que incomoda bastante.


Ao todo são seis empresas que retiram o granito in natura do município de Itinga e exporta para outras regiões. Os representantes das empresas Itinga Mineração e EMGA estavam presentes na manifestação e se comprometeram a buscar uma solução para o problema.
Os manifestantes tiveram uma reunião com o prefeito Charles Azevedo, o Charlão, e os empresários para buscar uma solução.

Lideranças do Vale do Jequitinhonha apontam a necessidade da instalação de indústrias e fabricas aqui na região com o intuito de beneficiar as nossas riquezas minerais ao invés de exportá-las. Com isso, haveria mais geração de empregos e renda na região.

Fonte: TV ARAÇUAÍ , repórter André Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário