quarta-feira, 27 de julho de 2011

Festivale: Lançamento do Almanaque Ilustrado do Jequitinhonha

Festivale: Lançamento do Almanaque Ilustrado do Jequitinhonha
Dentro da programação do 29° Festivale – Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha – o Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha lança a primeira edição do Almanaque Ilustrado do Jequitinhonha.

A cerimônia de lançamento ocorre na quarta-feira, dia 27 de julho, às 20h30, durante a Noite Literária “Wellington Miranda”, no Rotary Club da cidade de Jequitinhonha.
A publicação reúne causos, contos, lendas, poesias e curiosidades de diversas cidades do Vale. Os textos foram produzidos por integrantes do Programa Polo em parceria com professores e alunos da UFMG, além de figuras célebres da região, como o cantor e compositor Rubinho do Vale, Frei Chico, Boaventura Soares e o Grupo Feminino Itaobiense – Grufemi.

A idéia de produzir o Almanaque Ilustrado parte da iniciativa do Programa Polo Jequitinhonha de trabalhar o registro cultural das cidades do Vale, e reflete os conhecimentos adquiridos na região durante os quinze anos de atuação do Programa.



O intuito é “registrar as peculiaridades do Vale, o jeito de ser do povo, as histórias”, diz o coordenador do Suporte de Comunicação do Polo, professor Márcio Simeone. Márcio conta ainda que a opção pelo almanaque se deu por ele ser uma publicação popular, tradicional, leve e de linguagem simples.

O objetivo é produzir três edições do Almanaque. A primeira traz curiosidades como a origem da Festa do Divino, realizada nos municípios do Alto Jequitinhonha; a história do “Procurados”, o evento musical que mudou os rumos da cultura do Vale durante a ditadura militar e deu origem ao Festivale; dicas para a vida, agricultura e saúde; além de uma fotonovela sobre o Bicho da Pedra Azul.

Inicialmente, a tiragem do Almanaque será de mil exemplares, que serão distribuídos durante o evento e em municípios do Vale do Jequitinhonha.


Em breve o conteúdo da obra também estará disponível na internet, através do site do Programa Polo Jequitinhonha.


Com informações da Assessoria de Comunicação do Festivale

Nenhum comentário:

Postar um comentário