domingo, 24 de julho de 2011

Coronel Murta distribui mudas de plantas para promover reflorestamento

Coronel Murta distribui mudas de plantas para promover reflorestamento
Os moradores da simpática e aconchegante Coronel Murta, cidade do médio Vale do Jequiitinhonha, estão ganhando um presente que irá contribuir para a preservação do meio ambiente. Desde agosto de 2010, a prefeitura vem distribuindo mudas de plantas nativas, frutíferas e ornamentais para seus moradores. " Enquanto muitos desmatam, nós estamos nos preparando para o futuro com nossas árvores dando frutos e sombras, colaborando com a purificação do ar que respiramos", disse o prefeito Leno Moutinho.
No viveiro municipal , existem cerca de 30 espécies e aproximadamente 10 mil mudas. De acordo com Fábio Murta, técnico agricola responsável pelo viveiro, " todas as escolas já receberam e plantaram mudas de pau-brasil, urucum e coco da caatinga. "São espécies que representam um pouco a nossa história e além de servir ao meio ambiente, ajudam a contar parte da história do Brasil, dos índios e da nossa região”, explica Murta.

Há mudas de espécies para todos os gostos e gêneros : Desde o neen às palmeiras imperiais, hibiscos, mangabas, cedros, , buganvilles, flamboyants, palmeirinhas, oitis, pingos de ouro, bicos de papagaios, entre outros, além de espécies frutíferas a exemplo da manga emília, manga ubá, abacaxi, pêssego, cerejeira, umbu, mangaba, jambo, manga ubá, manga emilia, laranja, romã, fruta do conde, maracujá da caatinga, gabiroba branca, entre outros.

Fábio Murta conta que tem um carinho todo especial com as espécies nativas de Coronel Murta como a gabiroba, barpari, araçá, jatobá, umbu biquinha e como não poderia faltar, a popular murta. Ele só lamenta não ter conseguido reproduzir ainda, mudas do pequi.

Qualquer pessoa residente no município tem direito a 5 mudas. Basta levar o CPF até o viveiro municipal no bairro Itaporé Velho, entrada pelo Posto Cristal. “ Já foram distribuídas mais de 2 mil mudas na zona urbana e rural”, comemora Fábio Murta, acrescentando que conta com a ajuda dos moradores da zona rural que sempre levam novas sementes e mudas.
Benefícios a população:
Proteção contra ventos
Diminuição da poluição sonora
Absorção de parte dos raios solares
Sombreamento
Diminuição da poluição atmosférica
Ambientação e permanência dos pássaros
Melhor qualidade de vida à população

Cuidados e manutenção:
Plantio e crescimento - Para garantir um melhor desenvolvimento, a muda deve ser amarrada com uma estaca de apoio, assim, o caule cresce de forma retilínea.
Poda e condução - Mesmo no lugar, a muda necessita de podas, para permitir a formação da copa em altura adequada.
Irrigação - Após o plantio, a muda deve ser irrigada abundantemente. Se não chover cinco dias após o plantio, irrigar a cova com 20 litros de água, repetindo este procedimento durante 46 dias a cada cinco dias.



Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário