Brasil ainda tem 87% das estradas sem pavimentação
BR 367 é assunto de política da Folha de S. Paulo
O noticiário das últimas semanas converteu o Ministério dos Transportes numa via de mão dupla: os ladrões entram no orçamento e as verbas saem pelo ladrão.
Nas estradas brasileiras, a via é única e conduz ao caos. Dados colecionados pelo Dnit no ano de 2010 indicam:
Lula e Dilma garantiram o asfalto da BR 367, em 19.01.2010, em Jenipapo de Minas, Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. Na foto: Lula, a presidenta Dilma, o ex-Ministro de Desenvolvimento Social Patrus Ananias e Márlio Costa, prefeito do município.BR 367 é assunto de política da Folha de S. Paulo
O noticiário das últimas semanas converteu o Ministério dos Transportes numa via de mão dupla: os ladrões entram no orçamento e as verbas saem pelo ladrão.
Nas estradas brasileiras, a via é única e conduz ao caos. Dados colecionados pelo Dnit no ano de 2010 indicam:
De um total de 1,5 milhão de quilômetros de estradas, apenas 212 mil quilômetros (13%) estavam asfaltados. O resto (87%) não tinha pavimentação.
Especializado em infraestrutura, o instituto Ilos realizou pesquisa na qual foram ouvidos 15 mil profissionais do setor de logística.
Nada menos que 92% identificaram a má conservação das estradas como o principal problema de infraestutura no Brasil.
A precariedade insinua-se em diferentes pedaços do mapa. Há problemas do Rio a Pernambuco.
Asfalto da BR 367, promessa de Lula e Dilma
Moradores de uma cidade dos fundões de Minas testemunharam uma cena que evoluiu do avissareiro para o desalentador.
Em janeiro de 2010, estiveram no município mineiro de Jenipapo, no Vale do Jequitinhonha, Lula e Dilma Rousseff.
Ele, presidente da República. Ela, titular da Casa Civil, “mãe” do PAC e pré-candidata à sucessão do chefe.
Foram inaugurar uma hidrelétrica. Mas, ao discursar, Dilma soou assim: “Eu queria aproveitar e dar uma notícia para vocês…”
“…Nós ligamos para o Dnit e o presidente [Lula] decidiu que vamos agora prometer mais uma obra, que iremos cumprir o asfaltamento dos dois trechos da BR-367…”
“…Será novamente uma obra do PAC. O PAC é isso. Nós cumprimos o que prometemos”.
Lula ecoou a pupila: “A companheira Dilma assumiu o compromisso aqui da 367. Nós vamos chegar a Brasília e ver como essas coisas estão…”
“...Dinheiro nós temos. E, se a obra tem necessidade, o que nós temos é que fazer essa obra”.
Um ano e meio depois, a estrada, pavimentada com saliva eleitoral, só existe no gogó.
Publicado no josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br
Comentário:
O texto acima foi publicado neste domingo, 17.07.11, no Blog do Josias de Souza, comentarista político da Folha de S. Paulo, um dos mais lidos do país.
Quem sabe, este registro mexe com os tecnocratas do Ministério dos Transportes e abra os olhos do Governo Federal para esta obra tão importante para o Vale do Jequitinhonha.
O texto acima foi publicado neste domingo, 17.07.11, no Blog do Josias de Souza, comentarista político da Folha de S. Paulo, um dos mais lidos do país.
Quem sabe, este registro mexe com os tecnocratas do Ministério dos Transportes e abra os olhos do Governo Federal para esta obra tão importante para o Vale do Jequitinhonha.
Com o lembrete do Passadiço Virtual e Rogério Adriano, de Diamantina
2 comentários:
Acessei o Blog para comentar sobre ess post do Josias de Souza, mas vc ja o postou. Tomara que tenha mexido com alguém em Brasília. Recentemente ouví que o prefeito de Virgem da Lapa foi Brasília para "resolver", isso mesmo, com esssa palavra "resolver" o asfalto da BR-367. Tomara...
Eu já escreví até para a presidenta e Governo de Minas,do governo de Minas tive a resposta em oficio que recebi jogando a culpa pra cima do DNIT, tive a resposta da presidencia da republica que encaminhou ao DNIT para as devidas providencias, vamos ver o que resulta isto, que parem de enrolar e terminem aquela estrada,pq senão o lula não poderá voltar ao jequitinhonha com toda a tranquilidade que já foi lá, agora tem promessa não cumprida dele, convém iniciar as obras, aí poderá ir com tranquilidade.
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