quarta-feira, 13 de julho de 2011

Diamantina: Inauguração de telecentro marca os 100 anos da EPIL

Diamantina: Inauguração de telecentro marca os 100 anos da EPIL
Fonte: Agência Minas

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), inaugurou um moderno telecentro em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. A inauguração fez parte das comemorações dos 100 anos da Escola Profissional Irmã Luiza (EPIL), que integra a Sociedade Protetora da Infância, considerada a mais antiga entidade do gênero no Estado.

Ao representar o Governo de Minas, o Secretário Nárcio Rodrigues reconheceu a importância da EPIL em um século de existência e do grande alcance social e profissional para jovens carentes de Diamantina e região. “Viemos aqui participar de um momento histórico de uma entidade que surgiu a partir da boa vontade e do amor de pessoas como irmã Luiza e muitos voluntários brasileiros, franceses e suíços”, disse.

Secretário Nárcio Rodrigues em visita ao Telecentro da EPIL, em Diamantina

Além do telecentro com 10 computadores para profissionalizar os jovens amparados pela EPIL e facilitar o acesso a novas tecnologias, a Sectes firmou convênio com a Emater para instalar uma unidade do programa VerdeMinas com o objetivo de promover a educação ambiental e a construção de comunidades sustentáveis.


“A EPIL representa muito para a história de milhares de jovens que foram acolhidos por ela, aprenderam uma profissão e melhoraram as suas vidas. É uma organização não governamental que chega a um século de vida praticando o amor ao próximo”, afirmou o secretário Narcio Rodrigues.

Quanto à estadualização da Fundação Educacional de Diamantina, associada à UEMG, o Secretário comunicou a todos que existe um grupo de trabalho cuidando do assunto, levando em consideração a revitalização da Universidade do Estado de Minas Gerais até 2014.

Na solenidade, outros três convênios foram assinados pela EPIL com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Inovales e com a Emater. O presidente da Sociedade Protetora da Infância, Jeová Fernandes de Araújo disse que com os convênios e parcerias “iniciamos a caminhada para mais um século”. Agradeceu a todos e um olhar ainda mais atento de todos com a EPIL.

A Escola Profissional Irmã Luiza — fundada em 1911 — é um dos três projetos sociais mantidos pela Sociedade Protetora da Infância. Os outros dois projetos são: Vila Educacional das Meninas (VEM) e Amparo à Juventude para Inserção Rápida (AJIR).

O trabalho foi liderado pela Congregação das Filhas de Caridade, que acolhia “meninos de rua” no Colégio Nossa Senhora das Dores, em Diamantina. Desde 1968 funcionando em prédio próprio, a EPIL acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. É reconhecida com os títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.

Publicado pela Agência Minas, do Governo Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário