quarta-feira, 27 de julho de 2011

Dois prefeitos e 21 ex-prefeitos do Vale estão inelegíveis, diz TSE







Dois prefeitos e 21 ex-prefeitos do Vale do Jequitinhonha estão inelegíveis, diz TSE Ex-prefeitos lideram a lista mineira dos ficha-sujas que tiveram prestações de contas reprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nos últimos oito anos. A rejeição de contas é um dos motivos de inelegibilidade prevista na Lei Ficha Limpa, que valerá para as proximas eleições de 2012. No estado, são 575 condenações envolvendo 369 agentes públicos. A lista inclui apenas agentes públicos condenados pelo TCU por causa de irregularidades na aplicação de recursos repassados pela União.

Mais de 200 dessas pessoas são prefeitos e ex-prefeitos, muitos deles denunciados por fraudes envolvendo emendas parlamentares ao orçamento da União, que resultaram em grandes operações da Polícia Federal, como a João de Barro, deflagrada em 2006.
O prefeito Ricardo Mendes, de Pedra Azul, em folia de axé, está inelegível



Oito dos integrantes da lista do TCU ainda são prefeitos como o de Comercinho Rogério Rocha Rafael (PT) e Ricardo Mendes Pinto, de Pedra Azul, eleitos em 2008.. A lista também tem nomes de seis pessoas que já faleceram e de ex-funcionários dos Correios e da Caixa Econômica Federal acusados de fraudes contra as instituições públicas.

Entre os ex-prefeitos, constam da lista Antonio Ernesto Timo Silva ( Virgem da Lapa) Soelson Barbosa ( Turmalina) José Eduardo Peixoto ( Salto da Divisa) Heitel Pego (Itinga) Jairo Murta e Alice Pereira ( Felizburgo) Manoel Francisco (Almenara) José Moreira de Andrade (Rubim) Miquinho (Padre Paraíso) Lindoval Venâncio (Fronteira dos Vales) Eduardo Gobira (Jordânia) Roberto Grapiúna (Joaima).

Cabe ao TCU, de acordo com a lei das eleições, apresentar à Justiça Eleitoral até 5 de julho do ano que vem, a relação dos administradores que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente.



O Tribunal de Contas da União (TCU) não declara a inelegibilidade de responsáveis por contas julgadas irregulares. Essa competência é da Justiça Eleitoral. Ao TCU cabe apresentar a relação das pessoas que se enquadram nos requisitos legais para se candidatar.

De acordo com a Lei das Inelegibilidades ( Lei 64/1990) os que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo judiciário, não podem se candidatar a cargos eletivos nos 8 anos seguintes, contados a partir da data da decisão.

Gazeta de Araçuaí, com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal Superior Eleitoral

Confira a lista de alguns agentes públicos inelegíveis

Antonio Augusto de Almeida- São Gonçalo do Rio Preto

Antonio Ernesto Timo Silva- Virgem da Lapa
Valmir Silva Costa- Padre Paraíso

Wanderley Aguilar Miranda- Padre Paraíso

Soelson Barbosa- Turmalina Sônia Amaral Soares – Medina

Olimpio Gomes Soares- Padre Paraíso

Roberto Grapiúna- Joaima Rogério Jardim Gomes- Padre Paraíso

Rogério Rocha Rafael- Comercinho

Sálvio Chaves de Sá- Itaobim

Maria do Socorro Ferraz Pimenta- Salto da Divisa

Maurício Neres Gusmão- Padre Paraíso Neudson Cangussú Araújo- Fronteira dos Vales

José Moreira de Andrade- Rubim

Lindoval Venâncio de Sousa- Bandeira

Manoel Francisco Alves Silva- Almenara Heitel Rodrigues Pego- Itinga José Carlos Batista Martins- Cachoeira do Pajeú

José Eduardo Peixoto- Salto da Divisa

Jairo Murta Pinto Coelho- Felizburgo

Alice Pereira de Sousa- Felizburgo

Adelson Gonçalves Silva- Jacinto

Eduardo de Almeida Gobira- Jordânia

Gelson Cordeiro de Oliveira- Capelinha



Reportagem postada inicialmente, em 25.07.2011, por Sérgio Vasconcelos, na Gazeta de Araçuaí (gazetadearacuai.webnode.com.br/prefeitos.inelegíveis) e no Blog do Jequi.

5 comentários:

Washington Brasil disse...

Prezado Banu...
Embasado em que argumento você põe essa matéria?Sabendo que o TSE tem ministros filiados ao PT e que querem pôr a Justiça em forma de rolocompressor passando por cima em aquilo que eles acham que são corruptos,antiéticos e improbos, só porque são de partidos adversários do PT e querem botar a tal "transparência"que nada funciona neste País. E olhe lá:tem prefeito corrupto pelo PT e pelo PMDB (que formam a base aliada do Governo),que estão em situações piores do que estes prefeitos e ex-prefeitos mencionados ,não foram inclusos pela "camaradagem petista". Meu caro Banu,vê se pare de agir feito militante do PT e age como jornalista de verdade,pois seu blog tem notícias ótimas,mas esta...você me perdoe...está pecando por isso porque você se deixou se levar pela emoção de militante petista. ACORDA!!!

Álbano Silveira Machado disse...

Washington,
você que deve acordar. Primeiro, esta matéria veiculou no blog da Gazeta de Araçuaí, do Sérgio Vasconcelos, assessor de comunicação da Prefeitura da cidade.
Como você sabe, o atual prefeito Aécio Jardim é anti-petista de carteirinha. Não aceitaria militante petista perto dele. Mito pelo contrário.
Segundo, este mesmo post veiculou no Blog do Jequi, de Minas Novas.
Terceiro, você não fez comentários naqueles blogs.
Quarto, identifique-se com nome completo,profissão,endereço e email.
O Blog não aceita comentários anônimos.
Eu assino abaixo do que escrevo, penso e falo.
Faça o mesmo.
Sou responsável e assumo o que faço.
Álbano Silveira Machado - Banu

Washington Brasil disse...

Bem...Banu...nisto você tem razão. Bem,eu sou o Washington Brasil,tenho 33 anos ,sou servidor público municipal da Prefeitura Municipal de Pedra Azul,de onde sou,mas primeiramente vim-lhe retratar porque você extraiu de dois blogs,esta mátéria polêmica pois vejo você como um noticiador na qual mostra assuntos interessantes, foi ótimo você falar à respeito dessa tal Gazeta de Araçuaí,pois o senhor Sérgio Vasconcelos fala tudo que além do Sr. Prefeito Municipal Dr.Aécio Silva Jardim manda publicar,vem com estas inverdades. Pois aqui em minha cidade a reputação da administração atual de Araçuaí não me cheira bem devido comentários de araçuaienses que visitam nossa cidade,(e pessoas de ótima índole),e outra:o PMDB local apóia Dr. Aécio,e parece que a turma do Dr.Aécio não vai com a cara do nosso grupo político,pois o atual prefeito Ricardo Mendes Pinto é do mesmo grupo político de Manoel dos Passos Gusmão,e o sobrinho de Gusmão,Dr. Armando Jardim Paixão foi vice-prefeito da gestão petista de José Antônio Martins Santana,e sem falar que o PMDB de Pedra Azul é o principal partido de oposição à admnistração de Ricardo Mendes Pinto,sendo que eles em vez de projetos,eles tem é plano de poder e não de governo,e sem falar que o PMDB é o principal mal que atrapalha nossa admnistração.
Portanto Banu,peço desculpas pelo equívoco.
Meu endereço de E-mail é wbrasilr@hotmail.com
Abraços.

Álbano Silveira Machado disse...

Washington,
obrigado pelos esclarecimentos. Como você, tenho minha militância política. Porém, tenho princípios éticos que não comungo com muitas atitudes de cidadãos que militam no mesmo partido que o meu. Se você pesquisar no Blog verá post sobre todos os políticos independente de partidos.
Não refresco com nenhum tipo de desvio de conduta pública.
Conheci o Gusmão e sua esposa Selma. A irmã dela Raquel foi minha colega de trabalho na AMEJE,em Araçuaí, de 93 a 95.
Abraços.

Washington Brasil disse...

Prezado Banu...
Parece que chegamos ao denominador comum(risos),pois existe coincidências ao nosso redor.
Apesar de ser filiado ao PSDB e participar em diversas campanhas de Eduardo Azeredo em 1998,Aécio Neves em 2002 e 2006, e Antônio Augusto Anastasia agora em 2010,pelo menos comungamos com a mesma opnião. Embora seje militante do PSDB,confesso que em Araçuaí ,sou fã do trabalho do PT e da ex-prefeita Cacá Ferreira, e do também ex-prefeito José Antônio Maritns Santana-que apesar de sempre dizer "não"ao povo,foi um administrador competente e deixou a prefeitura sem dívidas e com projetos-,e lamento que o PSDB local em Araçuaí fica na contramão apoiando a elite e a familiocracia que deixou Araçuaí desgovernada até Cacá vencer as eleições em 1996. E para refrescar a memória, o PSDB já esteve parceiro de Cacá em 1992 tendo João Pizzini como candidato à vice ,sendo que infelizmente a dupla havia perdido para Dr. Manoel Messias Marques Dias,do PMDB e Araçuaí ficou mais 4 anos com ruas "arrebentando"moradorese e lixo por tudo quanto é lugar à céu aberto. Sempre refuto Cacá como pioneira em um trabalho social jamais visto em Araçuaí . E para se ter uma idéia,uma mulher pobre e negra vencer mais de 100 anos de coronelismo em Araçuaí trouxe tantas coisas inéditas em Araçuaí,tais como a participação do ex-presidente Lula em sua posse em 1997 e seu trabalho foi enaltecido até pela saudosa ex-primeira-dama do País Drª Ruth Cardoso.
E pelo fato de conhecer Gusmão,ficamos felizes,pois é um filho que Araçuaí orgulha de ter e pegar uma cidade como Pedra Azul e escurraçar com os coronéis que mandavam e desmandavam e priorizar a pobreza é um dos feitios de Gusmão aqui em Pedra Azul.
Fico grato em conhecer mais um pouco sobre você.
Meu MSN é wbrasilr@hotmail.com
ABRAÇOS

Postar um comentário