sábado, 30 de julho de 2011

Secretário pede que agricultores familiares aumentem produção de leite


Araçuaí: Secretário pede que agricultores familiares aumentem produção de leite


O Secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha Mucuri e Norte de Minas (SEDVAM), deputado Gil Pereira disse nesta sexta-feira, 29.07, em Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas, que os produtores de leite e os pequenos produtores beneficiados pelo Pronaf ( pronafianos) podem aumentar a produção porque o governo tem dinheiro em caixa para pagar.



Segundo Gil Pereira, haverá um aumento de 65% a partir de agosto na distribuição do leite em todas as cidades atendidas pelo programa o que equivale a 250 mil litros diáriamente.

O Programa Leite Fome Zero- Um Leite pela Vida tem uma distribuição média de 151 mil litros de leite em 193 municípios da região. O programa é coordenado pelo IDENE ( Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste Mineiro)

Questionado se os produtores estão preparados para atender a demanda, em decorrência da seca que assola a região, o secretário afirmou que serão disponibilizadas 40 mil cisternas, além da construção de pequenas barragens e poços artesianos nos municípios que já decretaram situação de emergência em decorrência da seca. Pelo menos 91 municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri estão nesta situação.

Secretário Gil Pereira sendo recebido pelo prefeito de Araçuai Aécio Jardim e José João, de Francisco Badaró.

Frango caipira
Gil Pereira desembarcou no aeroporto de Araçuai por volta do meio-dia e seguiu para Virgem da Lapa onde participou de uma atividade do Cidadão Universitário, programa da SEDVAM. Ele estava acompanhado do assessor de imprensa, jornalista Carlos Timo, cuja mãe é de Araçuaí, do vice-diretor do Idene Roberto Grapiúna, ex-prefeito de Joaima e da diretora Regional do Sistema SEDVAM-IDENE, Margareth Dias Durães.

Ele foi recebido pelo prefeito de Araçuaí Aécio Jardim, que ofereceu almoço à comitiva em sua casa, onde foi servido frango caipira com polenta e carne de sol . Na sobremesa doces cristalizados da região e mousse de maracujá com chocolate.

Participaram do almoço os prefeitos de Jenipapo de Minas, Marlio Costa, Francisco Badaró, José João, Coronel Murta, Leno Moutinho e Itaobim, João Pereira. “ O único prefeito que apoiou o secretário na região, o prefeito de Berilo, Lázaro Neves , não está aqui. Ninguém sabia dessa visita. Ele ( o prefeito ) foi comunicado em cima da hora e já tinha um compromisso em Minas Novas”, reclamou o prefeito de Francisco Badaró, José João.

Durante o almoço o secretário falou dos programas da sua pasta e concedeu entrevista ao Gazeta Online. Sobre as críticas do deputado federal Fábio Ramalho (PV) sobre o projeto da Sudene Mineira que será enviado na próxima segunda-feira à Assembléia Legislativa pelo governador de Minas, Antonio Anastasia, o secretário disse que o projeto poderá sofrer emendas.


O deputado Fábio Ramalho disse que a nova Sudene não atenderá os interesses do Jequitinhonha e ameaçou deixar a base do governo caso suas solicitações de interesse da região não sejam atendidas.


Postado no Gazeta de Araçuaí, por Sérgio Vasconcelos



Postado no Gazeta de Araçuaí, por Sérgio Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário