domingo, 24 de julho de 2011

Municípios do Vale realizam Conferências Municipais de Assistência Social

Municípios do Vale realizam Conferências Municipais de Assistência Social
Os municipios do Vale estão fazendo o seu dever de casa. Pouco a pouco, vem se reunindo para discutir a estruturação dos serviços sociais nos suas localidades. Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Valorizar seus trabalhadores. Este é o tema nacional para ser discutido em todas as conferências municipais de assistência social, que todos os municipios brasileiros devem realizar até 29 de julho.

Em Coronel Murta, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, a Conferência acontecerá dia 29 de julho de 7 às 14 horas no Centro de Feiras e Espaço Multiuso na avenida Celso Murta. Poderão se inscrever como participantes da conferência pessoas ou instituições interessadas no aperfeiçoamento e elaboração da Política de Assistência Social.O credenciamento será feito no dia da conferência.

" A proposta é a consolidação do SUAS e discutir estratégias para a estruturação do trabalho da assistência social no município", explica José Iris Claro Jardim, secretário municipal de Assistência Social e Habitação.

Neste mesmo dia, Berilo, no Médio Jequitinhonha, também fará a sua Conferência Municipal. Os participantes serão os trabalhadores do sistema municipal, usuários dos diversos programas sociais e parceiros como a ARAI - Associação Rural de Assistência à Infância, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pastoral da Criança e outras entidades sociais.

A Secretária de Desenvolvimento Social de Berilo, Gracinha Ferreira, espera que o evento "propicie a avaliação do que já foi feito e a apresentação de propostas para estruturar os serviços de desenvolvimento social, principalmente naqueles de inclusão produtiva, contribuindo para a estruturação do SUAS ".

Outras Conferências já foram realizadas na região como a de Francisco Badaró, acontecida nesta sexta-feira, 22.07; e a de Capelinha, no início de julho. Durante as Conferências , após os debates, têm sido formado grupos para a discussão dos 4 sub-temas específicos:
Eixo 1: Estratégias para estruturação da gestão do trabalho no SUAS
Eixo 2: Reordenamento e qualificação e dos serviços socioassistenciais
Eixo 3: Fortalecimento da participação e do controle social
Eixo 4: A centralidade do SUAS na superação da extrema pobreza no Brasil

Ao final, serão eleitos os delegados municipais para representar o municipio na Conferência Estadual que acontece em Belo Horizonte, no mês de setembro.

Os municípios do Vale, que possuem de 4 a 45 mil habitantes, terão entre 3 a 6 Delegados a serem eletios pelo Plenário da Conferência.

Com informações do MDS, Prefeituras e Gazeta de Araçuaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário