Uma pesquisa realizada pela UNB - Universidade de Brasília coprovou que o óleo extraído do pequi faz muito bem para a saúde, podendo ser usado até mesmo no combate a doenças cardíacas.
O Pequi é uma árvore nativa do cerrado brasileiro, cujo fruto, embora muito utilizado na cozinha nordestina, em Goiás , Mato Grosso e norte de Minas Gerais, é considerado tipicamente goiano.
Dele é extraído um azeite denominado azeite de pequi. Seus frutos são também consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz, frango e carne de sol. Seu caroço é dotado de muitos espinhos. Por isso, seu caroço é roído, retirando a gostosa polpa do pequi. Se morder, os pequenos espinhos avermelhados, espalhados em toda a sua crosta e debaixo da polpa, penetram na gengiva.
O que não se sabia além do valor culinário era que o pequi podia ser usado na medicina. Os pesquisadores descobriram que existem componentes com propriedades anti-oxidante e contra o stress no fruto.
Há diversos usos medicinais do fruto do pequi conhecido pelos curandeiros e geraizeiros, ainda pouco estudado pela ciência. Voltaremos a este tema da sabedoria popular em outro post.
Com informações do Radar do Vale e UnB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário