quarta-feira, 13 de julho de 2011

Francisco Badaró: Festa do Rosário de Sucuriú tem 165 anos

Francisco Badaró: Festa do Rosário de Sucuriú faz 165 anos Fundada em 1846, a Irmandade do Rosário dos Homens Pretos do Sucuriú, devido ao cumprimento do seu “COMPROMISSO” nunca deixou de realizar a Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Francisco Badaró, Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.

A festa surgiu como possibilidade para o homem negro escravizado expressar sua cultura e celebrar a devoção a Nossa Senhora do Rosário.

Diz uma lenda histórica que, em certa época, Nossa Senhora apareceu nas águas do mar. Imediatamente vieram os caboclos que dançaram, cantaram e tocaram seus instrumentos, mas ela não foi com eles. Vieram os marujos que também dançaram e cantaram, mas ela não os seguiu. Vieram então os negros, os catopés, que dançaram, tocaram seus instrumentos e atiraram seus mantos nas águas. Ela veio até eles. Por isso, é considerada a protetora dos negros.
A Festa do Rosário dos Homens Pretos de Sucuriú é a maior festa religiosa do município até hoje. É uma manifestação de louvor e alegria a Nossa Senhora. É a maior expressão viva da força e da luta dos negros e de todo povo badaroense. Acontece sempre no terceiro domingo de julho, de acordo com o Estatuto da Irmandade do Rosário.

A festa é realizada com um mordomo(a), rei e rainha, que se encarregam de fazer cumprir juntamente com toda a Irmandade do Rosário o compromisso da Irmandade e a organização da mesma.

A Festa do Rosário é para ser vivida em todos os seus detalhes, pois uma atitude de simples expectativa não os levaria jamais ao sentido profundo de toda a beleza dos rituais próprios, o que é capaz de nos levar às lágrimas, devido à originalidade de expressões e grandeza de sentimentos.
Texto de divulgação da Irmandade do Rosário de Sucuriú.

Veja toda a programação religiosa clicando aqui:
festa.do.rosário.sucuriú.francisco.badaró.2011


PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Local: Praça da Matriz

Dia 15 de Julho / Sexta-feira :
21 hs: Apresentação do Coral "Flor da Terra
22hs: Chiquinho, Jotinha & Adão Mineiro
00h: Banda Os Levados

Dia 16 de Julho / Sábado
22 hs: Show com Maurélio e Daniel
00 hs: Show com Banda C&assic

Dia 17 de Julho / Domingo
22 hs: Show com Wilson Costa & Ademir
00h: Show Banda GV Brasil

Dia 18 de Julho / Segunda
21hs: Show Banda Kurtição
00h: Show Banda Gang Lex

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Francisco Badaró, no site oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário