sábado, 16 de julho de 2011

Salinas: A Cachaça Havana é nossa!



Salinas: A Cachaça Havana é nossa!
As Cachaças Havana e Anísio Santiago, um patrimônio imaterial de Salinas, no Vale do Jequitinhonha, norte de Minas.


O herdeiro e guardião Oswaldo Santiago comemorou a vitória na justiça devolvendo a Cachaça Havana aos herdeiros da Família Santiago.


Segundo Oswaldo Santiago, filho e guardião dos segredos e mistérios da cachaça, “é uma vitória de todos, de Salinas, de Minas e do Brasil, pois, a marca Havana é um patrimônio econômico e cultural da família que luta para manter a tradição do patriarca Anísio Santiago. Temos um pacto de família em manter inalterado o processo de produção e comercialização da cachaça produzida na fazenda Havana que vem desde a época do meu pai.”

Devido à disputa judicial e imbróglio em torno da marca Havana, desde 2001, foi lançada a Cachaça Anísio Santiago, uma homenagem ao patriarca, como forma de substituir a Cachaça Havana enquanto tramitava a ação, o que também atendeu aos apreciadores e consumidores de cachaça artesanal de qualidade.
Agora, a família de Anísio Santiago possui duas marcas dignas representantes da mais genuína bebida brasileira, as Cachaças Havana e Anísio Santiago.

A sentença favorável a Cachaça Havana contra a Havana Club Holding S/A e Instituto Nacional de Propriedade Nacional – INPI assegura, ainda, a Família Santiago direito a indenizações pelos prejuízos financeiros, danos morais e custas processuais.



Texto de Tiburcim, da Tribuna do Norte, de Salinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário