quinta-feira, 14 de julho de 2011

Capelinha: Florae está abondonada

Capelinha: Florae está abondonada
Acesita deixa "cemitérios" de bairros e clubes, depois de reflorestamento na região
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas, em parceria com o DER, realizou a limpeza da antiga Florae que se encontrava em estado de abandono. Na época, foi noticiado o acontecimento e que segundo informações as obras de reforma e revitalização dos locais de lazer se iniciariam imediatamente

Quase 5 meses depois, ainda registramos que o local encontra-se em abandono. Apesar do local estar mais limpo e contar agora com a prática de esportes por jovens de bairros próximos, as obras de reforma e de limpeza ainda não se iniciaram.

Em conversa informal com o sr. Valdemar, neste fim de semana, ele nos informou que as obras de reforma devem se iniciar em agosto. Disse que é desejo da primeira dama Conceição Vieira de implantar no local diversos programas sociais.

Ainda informamos a ele, que o mato voltou a crescer e que a demora no processo de reforma pode voltar a mesma situação de sujeira. A antiga Florae, foi emprestada a Prefeitura de Capelinha, em regime de comodato, por cerca de 10 a 15 anos.

Esperamos que em breve o local possa ser reformado e transformado em mais uma área de lazer e esporte.
Fonte: Jornal A Cidade, de Capelinha

Entenda o que é a FLORAE
A Florae é a sigla da Associação dos Empregados da Acessita Energética S.A. A entidade continua existindo, mas a nova empresa que assumiu a Acesita é a ArcelorMittal.
Na época áurea de implantação da cultura de eucalipto em toda a região do Alto Jequitinhonha, a empresa Acessita implantou bairros de funcionários graduados da empresa em Minas Novas, Capelinha e Itamarandiba.
Ali também construiu-se quadras de esporte, uma espécie de clube que as próprias cidades não dispunham. Viraram verdadeiros point de encontro de pessoas que faziam parte do poder local, em confraternização com o grande projeto de colonização florestal que mudou a face da região.
Enricou as empresas e sucateou nossos recursos naturais, com a expulsão da terra de milhares de agricultores familiares e exploração de uma mão-de-obra barata.
Estes bairros e clubes da Florae viraram cemitérios do grande projeto de reflorestamento.
Algumas prefeituras assumiram este "bairro" e criaram infra-estrutura de serviços públicos. Uma destas experiências aconteceu em Minas Novas, onde funcionam serviços públicos como a Delegacia de Polícia Civil.

2 comentários:

Aldair Gomes disse...

Banu, em Capelinha não tem bairro da Acesita. A florae aqui é apenas um clube com campo, quadra, barzinho, sauna e etc. A poucos anos a Florae mudou de endereço e hoje funciona na Rua Rio Branco em Novas e Modernas instalações. A Antiga Florae foi emprestada para a Prefeitura de Capelinha que ficou de reformar o local para abrigar projetos Sociais. Espero que tenha entendido. Abraço, Aldair Gomes, Rádio Aranãs FM e Site www.aranasfm.com

Álbano Silveira Machado disse...

Aldair,
eu não disse que Capelinha tem bairro Florae. Disse que foram formados bairros e clubes da Florae.
Reproduzi o texto do Jornal A Cidade e acrescentei comentários sobre os "cemitérios" de clubes e bairros deixados pela Acesita.
Espero que você tenha entendido.

Postar um comentário