quinta-feira, 7 de julho de 2011

A cidade de nossos sonhos, por Alexandre Macedo

A cidade de nossos sonhos
Alexandre Fernandes Macedo, de Capelinha Sonhamos com uma cidade onde possamos nos sentir construtores dela, assim amaremos de verdade o que foi produto dos nossos sonhos.

Sonhamos com uma cidade onde existam várias manifestações culturais espalhadas por ela: teatro, dança, música, artesanato, culinária, costumes religiosos, folclore, leitura, etc. E que isto seja freqüente! Nossas almas se regozijam com a arte, maneira pela qual o ser humano revela suas potencialidades e se assemelham ao Criador.

Sonhamos com uma cidade livre de todo e qualquer tipo de preconceitos raciais, religiosos, de gênero, de classe social ou qualquer outro. Que o amor prevaleça acima de qualquer diferença, assim como Cristo ensina.

Que os nossos pobres tenham atenção especial por parte dos administradores, que alcancem a dignidade, sendo capacitados a garantirem o próprio sustento ao invés de contarem com simples “esmolas” que não modificarão suas vidas.

Que nossos representantes sejam transparentes, levando ao conhecimento do povo todas as suas ações e projetos para que possamos entender realmente o que se passa. Ao contrário, só poderemos deduzir, acreditando no primeiro boato que nos contam. Que convoquem audiência pública, falem através das rádios, jornais ou qualquer outro meio. Que tenham coragem de denunciar irregularidades e convidem o povo a ajudá-los a tomarem decisões coletivas. Assim como deve ser a legítima democracia.

Que eles nunca afirmem que “o povo não se interessa por política”, isso não passa de simples demagogia. O povo não foi educado politicamente a participar, não tivemos essa matéria em nossas escolas. Precisamos de projetos de conscientização e participação política que capacite os cidadãos a se inserirem nos espaços democráticos como: conselhos, associação de moradores e outros. Sem esquecer que vivíamos sob uma cruel ditadura há poucos anos atrás, onde não tínhamos o direito de expressar nossas opiniões. (infelizmente isso ainda acontece).

Que nossos representantes saibam aceitar nossas críticas. Que tenham sabedoria para entender que a sociedade só avança por meio das contradições. Quando não há críticas, o comodismo sempre vigora.

Sonhamos com uma cidade em que nós cidadãos, tenhamos acesso à prestação de contas do nosso município, afinal é o nosso dinheiro que é administrado, e a isso temos todo o direito.

Sonhamos com o dia em que nossa cidade terá plenas condições de acolher os capelinhenses ausentes que sonham em voltar para essa terra para junto de seus familiares e que aqui encontrem todo o necessário.

Enfim, sonhamos com o dia em que a verdadeira política será real. Aquela que visará com sabedoria e atenção unicamente os interesses do povo e deixará de ser simples acordo feitos entre poucos.

Que tenhamos realmente um tempo novo, livre de erros velhos. Que possamos caminhar juntos: Poder Executivo, Legislativo e cidadãos ativos rumo à construção da nossa Bela Capelinha.

É o que esperamos todos do MMC - Movimento Muda Capelinha.

Alexandre Fernandes Macedo - twitter.com/AlexandreFmsso
Graduando em Serviço Social/PUCPR. Nascido em Capelinha e residente em Curitiba-PR. Participa como colaborador do MMC Movimento Muda Capelinha.
Leia mais no
http://movimentomudacapelinhamg.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário