quinta-feira, 7 de julho de 2011

Povo do Vale propõe mudanças nos serviços de saúde

Povo do Vale propõe mudanças nos serviços de saúde
Usuários de saúde querem médicos de universidades públicas trabalhando no Jequitinhonha
Com o lema “Todos usam o SUS”, os municípios do Vale realizaram Conferências Municipais de Saúde nos meses de junho e julho. O formato de quase todas foi de trazer um palestrante especialista na área para falar sobre os serviços, gestão e reclamar dos poucos recursos disponíveis para atender as demandas dos cidadãos.


A maioria contou com os servidores da saúde, funcionários da prefeitura, gestores/secretários municipais e alguns vereadores, com uns gatos pingados de usuários.

A Conferência de Capelinha contou com cerca de 250 participantes; a de Berilo com 80; a de Francisco Badaró com 170 pessoas, sendo 2/3 de usuários.

Do dia 30 de junho até 06 de julho foram realizadas as Conferências de Saúde em Berilo, Capelinha, Chapada do Norte, Francisco Badaró e outras. No próximo 9 de julho, será a vez de Diamantina.

Quando o povo participou efetivamente foram apontadas propostas de mudanças, denunciado a precariedade dos serviços e a necessidade de controle social e participação popular.

A Conferência de Saúde de Francisco Badaró foi bem participativa. Dos 170 participantes, quase 70% eram de usuários das comunidades rurais. Os profissionais de saúde mostraram dados de produção, com exposição de banners por equipe de trabalho e o registro de atendimento individual e coletivo.

Os usuários da saúde, credenciados como eleitores e legítimos representantes de suas comunidades, não perderam a oportunidade e aprovaram algumas propostas para mexer com a organização e melhoria dos serviços de saúde:

- Participação popular e controle social através de organização de Conselhos Comunitário em cada Unidade Básica de Saúde, com a garantia de seus representantes serem membros efetivos no Conselho Municipal de Saúde;



- Garantir que os recursos dos municípios de Territórios da Cidadania ( todos do Vale do Jequitinhonha) tenham seus procedimentos de saúde pagos pelo SUS com valores dobrados, similar ao que acontece com a merenda escolar de escolas quilombolas/

- Que os médicos formandos de universidades públicas estaduais ou federais prestem, obrigatoriamente, 6 anos de serviços remunerados, em municípios do Vale do Jequitinhonha, como forma de pagar seus estudos custeados por contribuintes;

- Melhoria de pagamento do SUS a especialistas de saúde que atuam junto a municípios com baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.

O destaque maior foi a efetiva participação dos usuários que procuravam entender as propostas e só votavam após alteração de enunciados e esclarecimento de todas as dúvidas.
Em outros post voltaremos aos resultados das Conferências de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário