quinta-feira, 3 de março de 2011

Carnaval em Biribiri oferece opções de contato com a natureza

Carnaval em Biribiri oferece opções de contato com a natureza
Diamantina mostra outro tipo de carnaval

Povoado de Biribiri, a 15 km de Diamantina.
Todos os anos, a cidade de Diamantina é o destino de milhares de visitantes no carnaval.

Muitos são atraídos pelas festas de rua, mas a região também abriga locais de descanso e tranqüilidade para o feriado. Os Parques Estaduais da região, administrados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), são uma fonte de belas paisagens e de tranqüilidade para quem quer fugir da agitação típica do carnaval.

Pelo quinto ano consecutivo, o Parque Estadual do Biribiri, localizado em Diamantina, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, desenvolverá o projeto “Biribiri em harmonia com a folia”.

O projeto tem o objetivo de sensibilizar os visitantes da unidade sobre a importância ambiental e cultural da preservação do Parque. Entre os objetivos do trabalho, está a coleta de dados para conhecer o perfil dos visitantes do Parque.

O Biribiri é uma das unidades de conservação mais visitadas de Minas, tendo recebido cerca de 50 mil turistas em 2010.

Segundo a analista ambiental do Escritório Regional Alto Jequitinhonha do IEF, Cecília Fernandes Vilhena, os visitantes receberão sacolas para recolherem o lixo produzido e instruções de conduta dentro do Parque. “Existe uma parceria entre o Parque, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar para garantir a segurança e tranqüilidade de quem visitar o local”, afirma.

Localização
O Parque Estadual do Biribiri situa-se a 15 Km da sede de Diamantina, no complexo da Serra do Espinhaço.

Superfície : 16.999 hectares.

O Parque Estadual do Biribiri está inserido no complexo da Serra do Espinhaço e abriga várias nascentes e cursos d'água. É nesta área que está localizada a maior parte das cachoeiras do município. Cachoeira dos Cristais, Cachoeira da Sentinela, muitas nascentes cristalinas, pedreiras características do cerrado, campos de flores sempre-vivas.

A cobertura vegetal nativa da unidade de conservação é composta por Cerrado, Campos Rupestres e Matas de Galeria, onde podem ser encontradas diversas espécies da fauna, muitas delas ameaçadas de extinção, como o lobo-guará e a onça-parda ou suçuarana.

Serviços
Mais informações sobre os Parques Estaduais podem ser acessadas no site do IEF, no endereço areas-protegidas/parques-estaduais

Informações da Agência Minas e Passadiçõ Virtual, de Diamantina

Nenhum comentário:

Postar um comentário