sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Berilo: Vaca mestiça pare trigêmeos

Berilo: Vaca mestiça pare trigêmeos
Este fenômeno raro talvez seja o primeiro da região
                                                  
Uma vaca mestiça, preta, pariu trigêmeos na Fazenda Lages Herculano, no município de Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. O primeiro bezerro nasceu na manhã do dia 15/01, o segundo na tarde do mesmo dia, e o terceiro somente foi encontrado na manhã do dia seguinte (16/01).
O fato raro aconteceu na propriedade do fazendeiro Getúlio Correa. A vaca é de propriedade do seu filho, Waldrer de Oliveira. Ele disse que ficou surpreso e satisfeito, ao mesmo tempo. Informa que esta é a quarta gestação da vaca. Nas três anteriores nasceu apenas um bezerro.

O médico veterinário, Cristiam Machado, da Agroveterinária Saúde Animal, de Berilo, que examinou a vaca e os três filhotes machos, disse que este tipo de reprodução é um fenômeno raro. Talvez seja o primeiro na região.
 Médico Veterinário, Cristiam Machado, da Agroveterinária  Saúde Animal, de Berilo
Ele explicou que os fetos podem ter sido gerados em uma mesma placenta. Se isso aconteceu, os trigêmeos serão idênticos. Ou pode ter sido gerado em placentas diferentes o que diferenciaria os filhotes. Para chegar a esta constatação seria necessário realizar o exame de DNA.
  
O Blog do Banu enviou email para professores do curso de Zootecnia da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri para explicar cientificamente o fenômeno, sob o ponto de vista da literatura médica-veterinária. Até a publicação do post não havia recebido o retorno.

Maiores informações com o médico veterinário Cristiam Machado, pelo fone (33)8822-8880 ou email cristiamachado@hotmail.com   

Nenhum comentário:

Postar um comentário