terça-feira, 5 de julho de 2011

SEDVAN e Ministério da Integração Nacional incentivam mandiocultura no Baixo Jequitinhonha

SEDVAN e Ministério da Integração Nacional incentivam mandiocultura no Baixo Jequitinhonha
Fomentar a produção de mandioca e seus derivados na região do Baixo Jequitinhonha. Este é o objetivo de um convênio assinado entre a Secretaria de Estado para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas - SEDVAN/ Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e o Ministério da Integração Nacional, e que agora começa a ganhar forma. Agricultores familiares se animam com a notícia da Unidade de Beneficiamento de Mandioca

O convênio, no valor de R$ 989.475,00, prevê a construção de uma unidade de beneficiamento de mandioca, que deverá absorver a produção de agricultores de sete municípios:
Jordânia (sede da unidade), Almenara, Bandeira, Jacinto, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto e Santo Antônio do Jacinto.

O local para funcionamento da unidade já foi construído e aproximadamente 90% dos equipamentos já foram comprados. O Baixo Jequitinhonha já tem sua festa tradicional da mandioca, em Almenara

O Comitê Gestor para o Projeto Mandiocultura também já foi instituído, composto por representantes do Idene, da prefeitura de Jordânia e das associações comunitárias beneficiárias do empreendimento.


A função do Comitê é de acompanhar, monitorar e avaliar a implantação do projeto, e identificar e articular oportunidades de recursos para fortalecer a produção e comercialização da mandioca e derivados, como farinha, polvilho, bolos e biscoitos. Os beneficiários do projeto também já foram capacitados.
A abordagem do conteúdo foi desde a produção e o beneficiamento até a gestão e a comercialização.
Produtos derivados da mandioca
Segundo o secretário de Estado para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, a estrutura da unidade terá capacidade para o beneficiamento da produção de cerca de 500 famílias. A implantação da unidade de beneficiamento também contou com o apoio da prefeitura de Jordânia.

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário