segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Energia Inteligente nas escolas vai ensinar como economizar energia elétrica

Energia Inteligente nas escolas vai ensinar como economizar energia elétrica

Todos as escolas públicas do Vale farão parceria com a CEMIG

Na primeira etapa do projeto, serão incluídos 188 municípios situados na área do Idene, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, beneficiando 780 escolas estaduais, mais de 4 mil educadores e aproximadamente 450 mil alunos.


O Governo de Minas, por meio do Programa Energia Inteligente (EI), lançou na quinta-feira (26.01) o Projeto Cemig nas Escolas (Procel). A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Companhia Energética de Minas Gerais. O evento acontece no auditório do edifício-sede da Cemig, às 11h.


O objetivo é estimular condutas de uso responsável dos recursos naturais, incentivando novos comportamentos – seja no âmbito individual, seja no âmbito coletivo -, e desenvolver, nos espaços das comunidades escolares, ações voltadas para o uso eficiente da energia elétrica, contribuindo assim para a excelência do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica.


De acordo com o coordenador estadual do Energia Inteligente, Higino Zacarias de Souza, o projeto irá oferecer aos professores material impresso e audiovisual, onde o assunto é abordado de forma interdisciplinar. “O material acompanha as atividades inerentes à aprendizagem e à mudança de hábitos e leva em consideração não só os avanços teóricos e práticos alcançados no âmbito escolar, mas também nos lares e na comunidade como um todo”.


Para a subsecretária de Educação Básica, Raquel Elizabeth, a condução de programas dessa natureza no espaço escolar associa-se a uma dimensão educativa, fazendo com que os resultados obtidos ganhem irradiação e prosseguimento para além do cenário inicial. “O tema energia pode ser utilizado em qualquer disciplina, o que facilita a dinâmica dentro da sala de aula”.


O Cemig nas Escolas será executado num período de 36 meses. Na primeira etapa do projeto, serão incluídos 188 municípios situados na área do Idene, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, beneficiando 780 escolas estaduais, mais de 4 mil educadores e aproximadamente 450 mil alunos.


O lançamento do projeto aconteceu na sede da Cemig, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

Fonte: CEMIG

Nenhum comentário:

Postar um comentário