domingo, 29 de janeiro de 2012

Protagonismo Juvenil domina Encontro de Comunicadores do Vale

Protagonismo Juvenil domina Encontro de Comunicadores do Vale
Mesa de debate: "Possibilidades de Mídias Digitais". Participação de Álbano Silveira Machado, do Blog do Banu, professora Beatriz, da UFMG, Will Nascimento e Rafael Matos, da Rede de Comunicadores Jovens do Semiárido. Foto: Marcus Vinicius Costa.
A juventude vem invadindo literalmente alguns setores do Vale. A área de comunicação é uma delas. Os jovens vem produzindo jornais, TV de Rua, videos, teatro de rua, rádio, ipod cast e ocupando quase todos os espaços das mídias das redes sociais (blogs, facebook, orkut, twitter, ning e outros).
Em Itaobim, nesta sexta e sábado, 27 e 28.01, no Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha este fenômeno ficou patente. A maioria dos participantes tinha entre 15 e 24 anos. Seja nos debates, seja nas 4 oficinas.
Destaque para a Rede de Comunicadores Jovens do Semiárido, coordenado por Will Nascimento, de 20 anos, de Pedra Azul. Esta rede possui 500 jovens conectados debatendo os mais diversos temas na rede colaborativa, com conteúdo diversificado. Ela surgiu a partir do Movimento de Jovens e Adolescentes que participam de atividades em munícípios vinculados ao Selo UNICEF.
Esta rede teve início em 2008, com a formação de 40 jovens pela ONG Oficina e Imagens, em parceia com o Polo Jequitinhonha/UFMG. Em 2010, em nova oficina houve formação de disseminadores. Organizou-se dois polos: Pedra Azul e Franciscópolis. O próximo núcleo deve ser instalado em Itaobim, segundo informação do próprio Will, no Encontro. E novos serão implantados em cidades onde o movimento juvenil estiver articulado.
Quem quiser acessar a Rede acesse jovenscomunicadores.ning.com
Will Nascimento avaliou o Encontro como revolucionário: "Muito bacana o encontro de Comunicadores. Como disse no ínicio da fala, isto foi algo revolucionário na comunicação contemporânea na nossa região! Estivemos compartilhando experiências o tempo todo, e fortalecendo a nossa rede".

Muitas intervenções e mesmo na participação nas duas mesas de debate, assim como nas oficinas, os jovens também se mostraram presentes e colocando posições críticas e avançadas para a comunicãção no Vale. Rafael Matos, de 22 anos, de Jequitinhonha, falou sobre a experiência do grupo de comunicação colaborativa, na programação de 200 anos de Jequitinhonha, com a produção de blogs, jornal mural e programas de rádios. 
Hélio Silva, de 21 anos, de Capelinha, moderador do Blog Jornal A Cidade, disse que a comunicação deve ser exercida como forma de modificar a sociedade, levando "informação para o coração e mente das pessoas", utilizando não só o lado técnico, mas também o emocional. Propôs a existência de mais oficinas e momentos de formação daqueles que desejam praticar a atividade de comunicação.
O Encontro dos Comunicadores do Vale do Jequitinhonha teve a promoção do Polo Jequitinhonha/UFMG e apoio da Prefeitura de Itaobim, dentro da programação Itaobim 50 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário