Prefeitura de Berilo realizará novo concurso até 30 de junho
Somente os candidatos de nível superior farão novas provas
Os candidatos do ensino fundamental e médio classificados serão nomeados e tomarão posse. Esperam a homologação do acordo pelo Juiz de Direito Os candidatos aos cargos de nível superior voltarão às provas novamente.
A Prefeitura de Berilo e o Ministério Público chegaram a um acordo sobre o Concurso Público realizado em 2011 que está sob julgamento judicial, por irregularidades diversas.
Foi assinado um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta - TAC, no dia 12 de janeiro, em que o prefeito Lázaro Pereira Neves e o Promotor de Justiça Guilherme de Sá Meneghin, da Comarca de Minas Novas, estabeleceram um acordo em vários pontos sobre o Concurso:
1 – A Prefeitura de Berilo “se obriga a realizar um novo concurso público para cargos de nível superior do município”;
2 – O Edital do Concurso n.001/2011, com seus anexos, será mantido;
3 – “...manter os candidatos inscritos no primeiro certame, vedado a abertura de novo prazo para inscrições”;
4 – “Convocar os inscritos para realização de novas provas”;
5 – A nova prova deverá contemplar, além de questões inéditas de português, questões inéditas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos, devendo, assim, ser integralmente renovada”;
6 – “Velar para que a empresa contratada, Magnus Auditores e Consultores Associados realize o novo concurso , observando todas as normas legais e para que a empresa assuma todos os encargos do novo concurso”;
7 – A Prefeitura de Berilo deverá realizar o concurso, no prazo máximo de 150 dias, ou seja, até 30 de junho. Os candidatos aos cargos de nível superior já começam a queimar pestanas nos estudos
O novo Concurso é somente para os cargos de nível superior, pois os resultados divulgados foram suspensos pela ação civil pública n. 0018409-14.2011. Foi constatada a “reprodução de questões nas provas de português idênticas a concurso realizado pela Prefeitura de Vazante/MG”, no noroeste de Minas, a 90 quilômetros de Paracatu.
O TAC estabelece a autorização para dar posse aos candidatos aprovados para cargos do nível fundamental e médio. O Ministério Público fez requerimento de homologação ao Juiz de Direito para permitir a nomeação e posse dos candidatos aprovados destes níveis.
Portanto, a nomeação e posse serão efetuadas apenas depois da decisão de homologação do Juiz de Direito.
Foi estabelecida a multa diária de R$ 1.000,00 caso a Prefeitura de Berilo não cumpra o acordo assinado pelo Prefeito Lázaro Pereira Neves.
O Promotor de Justiça, Guilherme de Sá Meneghin, informou que o concurso não foi anulado para os cargos de nível fundamental e médio por não ter sido apresentado provas contundentes de irregularidades nestes casos como nos de nível superior.
Caso algum candidato se sinta prejudicado e apresente provas documentais poderá ajuizar ação direta ao Ministério Público, em Minas Novas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário