sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Cefet-MG tem dois cursos mais concorridos do país

Cefet-MG tem dois cursos mais concorridos do país
São 874 inscritos por vaga para engenharia de produção civil e 1.248 por vaga em administração
O resultado do maior processo seletivo para o ensino superior do país, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foi antecipado ontem pelo Ministério da Educação (MEC). A divulgação estava prevista para domingo, mas a lista dos 108,5 mil convocados para a primeira chamada do programa já está disponível na internet (www.sisu.mec.gov.br). Em Minas, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi a mais procurada pelos candidatos, com 66.499 inscritos para 67 graduações. Já o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) teve os dois cursos mais concorridos do país. O de adminstração teve 9.985 inscritos, o que equivale a 1.248 estudantes na disputa por cada uma das vagas. O de engenharia de produção civil registrou 874 candidatos por vaga.

Em cinco dias de inscrições, o Sisu, que seleciona estudantes por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), recebeu um total de 3,4 milhões de cadastros, feitos por 1,7 milhão de candidatos – cada estudante teve o direito de fazer até duas opções de cursos e de instituições. Nesta edição, o sistema ofereceu vagas em 95 universidades, institutos e centros federais de educação superior. Minas recebeu o segundo maior número de inscrições de todo o país, com 367.259 interessados, atrás apenas do Rio de Janeiro (381.721).

O Sisu funciona como um leilão de vagas pela internet, e, para o primeiro semestre deste ano, ofereceu 11.873 oportunidades em 15 instituições de ensino mineiras, sendo nove universidades federais – Viçosa, Uberlândia (UFU), Ouro Preto (Ufop), Itajubá (Unifei), Alfenas (Unifal), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (Ufla), Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e São João del-Rei (UFSJ); cinco institutos federais de educação, ciência e tecnologia (Ifets), além do Cefet-MG.

A Universidade Federal de Viçosa, que nesta edição do Sisu aumentou a participação de 20% para 80% do total de vagas da instituição, comemorou a grande procura dos alunos. “Tivemos uma concorrência média de 25 candidatos por vaga e atribuímos isso à qualidade e à excelência dos nossos cursos. Além da boa infraestrutura acadêmica, podemos oferecer aos alunos de todo o Brasil que chegarão à UFV por meio do Sisu uma assistência estudantil eficiente, com moradia, restaurante universitário e bolsas”, disse a reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares.

Poucas vagas Com apenas oito vagas disponíveis para o Sistema de Seleção Unificada, o curso de administração do Cefet chegou ao topo da lista dos mais procurados de Minas. Criada em meados de 2007, a graduação é oferecida na modalidade noturna no câmpus II da instituição, em Belo Horizonte. “Na última edição do Sisu estivemos entre os mais concorridos do Brasil. Acredito que esse é o resultado de um ensino diferenciado oferecido pelo Cefet”, afirmou o professor de logística e um dos fundadores do curso, Paulo Fernandes Sanches. Segundo ele, a administração incorpora parte das disciplinas de engenharia, por isso os estudantes têm, por exemplo, aula de cálculo em vez de matemática e de programação de computadores no lugar de informática. “Isso permite que a turma desenvolva o raciocínio lógico e sistêmico”, acrescentou.

Durante as inscrições, os estudantes puderam fazer duas opções de curso. O candidato aprovado na primeira opção será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Os candidatos selecionados nesta primeira chamada terão os dias 19 e 20 para fazer a matrícula. A segunda chamada deve ser divulgada em 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Os candidatos que não conseguirem vaga nas duas chamadas poderão ainda pedir inclusão, entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro, na lista de espera, que será publicada em 4 de fevereiro. As vagas disponíveis para os candidatos na lista de espera serão divulgadas gradativamente pelas instituições. O prazo vai até 2 de março.
Fonte: Diário do Centro Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário